Prefeitura de Uberlândia modifica reforma administrativa em votação na Câmara: Secretaria do Consumidor não será criada.

Após a desistência do indicado, a Secretaria do Consumidor não será criada em Uberlândia. Mudanças foram enviadas pela Prefeitura de Uberlândia aos vereadores, que terão votação extraordinária nesta terça-feira (7). O vereador Abatenio Marquez, que foi escolhido pelo prefeito Paulo Sérgio para assumir a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal em Uberlândia, recuou da decisão, levando o Executivo a não mais propor a criação da pasta.

Abatenio era um dos nomes anunciados para compor o novo secretariado da Prefeitura de Uberlândia, mas preferiu permanecer cumprindo seus compromissos na Câmara Municipal, onde foi reeleito para seu segundo mandato consecutivo. Com isso, o Município informou que o secretário municipal de Governo, Renato Rezende, responderia interinamente pela nova secretaria, que não será criada.

Porém, nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Uberlândia enviou um novo projeto de lei para votação dos vereadores com modificações na proposta da reforma administrativa municipal. A proposta de criação da Secretaria de Defesa do Consumidor foi retirada, mantendo apenas a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), ligada à Procuradoria-Geral do Município.

O novo texto aborda também o desmembramento da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, que passarão a responder por duas pastas distintas, além da divisão da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação em Secretaria de Agronegócio e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O nome de duas pastas também será alterado: Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

A sessão extraordinária para aprovação do PL da reforma administrativa e da criação do benefício Tarifa Zero para estudantes que utilizam o transporte coletivo urbano ocorre nesta manhã no plenário da Câmara Municipal. O vereador Abatenio Marquez comunicou sua decisão de declinar o convite para chefiar a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal, agradecendo o convite e preferindo permanecer na Câmara representando os eleitores e cumprindo os compromissos assumidos durante a campanha política.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Filhote de cachorro é resgatado por bombeiros em tubo de construção em Patrocínio

Cachorrinho é salvo pelos bombeiros ao ficar preso no tubo de construção em Patrocínio

Caso aconteceu na sexta-feira (10) no Bairro Ipiranga. Após o resgate, o filhote, que estava em boas condições, foi devolvido para os tutores que ficaram aliviados pela ação dos militares.

Um filhote de cachorro precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros depois de ficar preso na tubulação de uma obra na sexta-feira (10), no Bairro Ipiranga, em Patrocínio.

Os bombeiros foram acionados por volta das 11h30 pelos donos do filhote. Eles disseram que o tubo tinha um pequeno diâmetro e, por isso, precisavam de ajuda para retirá-lo do local.

Quando chegaram, os militares constataram que o filhote estava agitado, mas ainda com vida. Para retirá-lo da tubulação foi necessário usar técnicas específicas e equipamentos adequados para garantir a segurança do animal e evitar qualquer tipo de lesão.

Depois de aproximadamente 2h de trabalho, o filhote foi resgatado. De acordo com os bombeiros, o animal estava em boas condições e foi entregue aos tutores, que ficaram aliviados e gratos pela ação dos bombeiros.

É sempre importante destacar a atuação e o comprometimento do Corpo de Bombeiros em situações como essa, garantindo o resgate e a segurança de animais em apuros. A colaboração da população ao acionar os bombeiros diante de casos semelhantes é fundamental para garantir um final feliz, como foi o caso desse filhote em Patrocínio.

A ação rápida e eficiente dos bombeiros salvou mais um animal de uma situação de perigo, reforçando a importância desses profissionais na comunidade. Parabéns ao Corpo de Bombeiros por mais um resgate bem-sucedido!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp