Após a desistência do indicado, a Secretaria do Consumidor não será criada em Uberlândia. Mudanças foram enviadas pela Prefeitura de Uberlândia aos vereadores, que terão votação extraordinária nesta terça-feira (7). O vereador Abatenio Marquez, que foi escolhido pelo prefeito Paulo Sérgio para assumir a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal em Uberlândia, recuou da decisão, levando o Executivo a não mais propor a criação da pasta.
Abatenio era um dos nomes anunciados para compor o novo secretariado da Prefeitura de Uberlândia, mas preferiu permanecer cumprindo seus compromissos na Câmara Municipal, onde foi reeleito para seu segundo mandato consecutivo. Com isso, o Município informou que o secretário municipal de Governo, Renato Rezende, responderia interinamente pela nova secretaria, que não será criada.
Porém, nesta terça-feira (7), a Prefeitura de Uberlândia enviou um novo projeto de lei para votação dos vereadores com modificações na proposta da reforma administrativa municipal. A proposta de criação da Secretaria de Defesa do Consumidor foi retirada, mantendo apenas a Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon), ligada à Procuradoria-Geral do Município.
O novo texto aborda também o desmembramento da Secretaria Municipal de Governo e Comunicação, que passarão a responder por duas pastas distintas, além da divisão da Secretaria Municipal de Agronegócio, Economia e Inovação em Secretaria de Agronegócio e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. O nome de duas pastas também será alterado: Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
A sessão extraordinária para aprovação do PL da reforma administrativa e da criação do benefício Tarifa Zero para estudantes que utilizam o transporte coletivo urbano ocorre nesta manhã no plenário da Câmara Municipal. O vereador Abatenio Marquez comunicou sua decisão de declinar o convite para chefiar a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Bem-Estar Animal, agradecendo o convite e preferindo permanecer na Câmara representando os eleitores e cumprindo os compromissos assumidos durante a campanha política.