Prefeitura de Varginha apresenta avanços e desafios nos primeiros seis meses da gestão Ciacci

prefeitura-de-varginha-apresenta-avancos-e-desafios-nos-primeiros-seis-meses-da-gestao-ciacci

A Prefeitura de Varginha (MG) apresentou na manhã desta quarta-feira (30) um balanço dos primeiros seis meses da gestão do prefeito Leonardo Ciacci (PSD) e do vice-prefeito Antônio Silva (União Brasil). Durante a coletiva de imprensa, além de destacar avanços em diferentes áreas da administração municipal, a atual gestão esclareceu a situação de obras importantes para o município, como o Mercado do Produtor, o Cine Rio Branco e o Varginha Tênis Clube (VTC).

Além do prefeito e do vice, participaram da apresentação secretários municipais e dirigentes de instituições ligadas à prefeitura. Um dos principais temas abordados foi o andamento das obras do novo Mercado do Produtor, que foi oficialmente inaugurado em dezembro do ano passado, ainda na gestão anterior, com custo estimado de R$ 18 milhões.

Segundo o prefeito, a parte estrutural do prédio está concluída, mas ainda restam reparos finais, além da instalação do sistema de refrigeração. Também está em andamento o processo de definição dos ocupantes dos boxes. Um processo seletivo recebeu cerca de 400 inscrições no fim do ano passado, mas ainda não houve definição sobre quem vai trabalhar no local. “O mercado municipal foi construído, edificado, a sua parte de alvenaria estava concluída. Restavam alguns pequenos reparos e a refrigeração. Nós constituímos uma comissão para cuidar da ocupação, e temos um projeto de estacionamento que será licitado. Nossa intenção é entregar o espaço ainda este ano”, afirmou Ciacci.

Outro destaque foi o Cine Rio Branco, um dos prédios mais tradicionais de Varginha, fechado há mais de 20 anos. A obra de revitalização ainda não começou, embora o investimento previsto seja de R$ 5 milhões. O edifício, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), exige autorização para qualquer intervenção. “No Cine Rio Branco, temos certa dificuldade por ele ser um patrimônio tombado. O projeto está no IEPHA e dependemos da aprovação para seguir com a obra. Já temos os recursos separados e o município está pronto, mas a autorização ainda não chegou”, explicou o prefeito.

A situação do Varginha Tênis Clube (VTC) também foi abordada. O espaço, que passou a ser de uso da prefeitura em junho do ano passado, está passando por reformas para ampliar a oferta de atividades esportivas. A expectativa, segundo Ciacci, é entregar o local reformado à população no aniversário da cidade, no dia 7 de outubro.

Durante a coletiva, o prefeito também destacou medidas em outras áreas. Na saúde, ele citou a entrega de uma nova UBS nos primeiros 100 dias de governo, a ampliação do horário de atendimento nos postos e a criação do vacimóvel — um veículo adaptado para aplicação de vacinas. Além disso, anunciou a expansão do Hospital Bom Pastor, com a inclusão de 10 novos leitos de UTI e 100 de enfermaria. A administração também anunciou um concurso público com 849 vagas. Destas, 515 serão destinadas à substituição de cargos atualmente terceirizados na administração municipal. “A saúde é o maior desafio de qualquer gestor público. Já entregamos UBS, ampliamos horários e temos um projeto para expansão do Hospital Bom Pastor, que é de propriedade do município”, afirmou Ciacci.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp