Prefeitura discute consórcio intermunicipal para criação de aterro sanitário

O secretário de Meio Ambiente de Trindade (GO), Esmeraldo Filho, ao lado do prefeito de Campestre (GO), Fabiano Capuzzo (PDT) e assessores, estiveram reunidos nesta terça-feira (25), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Secima), com o secretário Vilmar Rocha, dando sequência ao trabalho de implantação do consórcio intermunicipal entre estas cidades e também Santa Bárbara (GO), para a implementação e estruturação de aterro sanitário comum aos três municípios.

“Sabemos que a questão do lixo, dos resíduos sólidos é de competência das prefeituras, mas à frente da Secima e com total aval do governador Marconi Perillo tomamos uma decisão de ajudar os municípios nessa questão dos aterros sanitários”, afirmou, Vilmar Rocha. “No ano passado concluímos, em parceria com a UFG, o Plano Estadual de Resíduos Sólidos e agora estamos avançando em projetos e ações que contribuirão muito para a instalação dos aterros, inclusive com repasse de recursos”, acrescentou.

“Ficou acertado que Trindade ganhará uma manta geomembrana que hoje nos custaria R$ 1 milhão de reais. E este investimento, para qual não temos aporte financeiro, teríamos que fazer ainda neste ano; em função da nossa capacidade que se esgota. E ainda, as cidades de Campestre e Santa Bárbara nos pagarão para utilizar o nosso aterro sanitário”, destacou o secretário Esmeraldo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp