A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro lançou, nesta sexta-feira, a licitação para definir as novas empresas de ônibus que irão operar na região. Após uma consulta pública que recebeu mais de 700 contribuições no início do segundo semestre, a concorrência foi finalmente estabelecida. Nesta primeira etapa, serão licitados três lotes que representam as áreas de Campo Grande e Santa Cruz, na Zona Oeste, de um total de 34. Essa medida substituirá os atuais quatro consórcios existentes (Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz). A sessão pública para a concorrência está agendada para acontecer em 10 de dezembro na sede da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR) localizada na área central carioca.
As novas concessionárias terão um contrato de operação de dez anos, com a possibilidade de prorrogação por mais dez anos. Nesta etapa inicial, a prefeitura estima que serão investidos cerca de R$ 577 milhões. Os atuais 199 ônibus que atendem Campo Grande e Santa Cruz serão substituídos por 528 veículos, representando um aumento de 165% no tamanho da frota. Cada lote terá uma garagem pública, sendo que, nesse caso, as garagens serão localizadas na Estrada do Campinho em Campo Grande.
Com ônibus climatizados e acessíveis, parte da nova frota terá piso baixo para facilitar o acesso sem a necessidade de escadas. Todos os veículos serão da tecnologia Euro 6, com o intuito de reduzir a emissão de poluentes. Além disso, não será mais permitido o pagamento em dinheiro, sendo a bilhetagem eletrônica a única forma de pagamento aceita. Os operadores serão remunerados por quilômetro rodado, com subsídio público, e serão monitorados por um Índice de Desempenho de Transporte (IDT) que avaliará o desempenho das empresas a cada três meses, podendo influenciar no valor da remuneração.
Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes, destaca que essa é uma transformação profunda e seus resultados serão percebidos gradualmente, começando pelas regiões que mais necessitam. O Sistema RIO (Rede Integrada de Ônibus) é o nome desse novo modelo que será implantado. O edital completo e seus anexos já estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR).
Após a Zona Oeste, as próximas fases para a troca dos operadores de ônibus estão previstas até 2028, conforme o cronograma estabelecido. A alteração da dinâmica atual por novos operadores ocorrerá em diferentes etapas, abrangendo diversas regiões da cidade até a conclusão do processo. O objetivo é modernizar o sistema de transporte coletivo e oferecer um serviço de qualidade para a população carioca.