Prefeitura entrega obras no trânsito do Jardim Novo Mundo, nesta quinta, 18

Prefeitura entrega melhorias no trânsito do Jardim Novo Mundo, nesta quinta, 18

Prefeitura entrega obras no trânsito do Jardim Novo Mundo, nesta quinta, 18

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), entrega, nesta quinta-feira, 18, melhorias executadas no Jardim Novo Mundo, Região Leste da capital. Iniciadas em abril, as intervenções foram concluídas no prazo estabelecido no cronograma elaborado pelas equipes da pasta. O projeto engloba criação de três rotatórias, alteração em uma e mudança no sentido de duas vias.

 

“Cumprimos a determinação do prefeito Rogério Cruz e trabalhamos no sentido de promover mais qualidade de vida aos moradores não só do Jardim Novo, que é o segundo bairro mais populoso de Goiânia, mas de outros setores e de outros municípios da Região Metropolitana. Com essa nova configuração, garantimos redução de velocidade, segurança aos pedestres e fluidez aos condutores com os novos sentidos”, afirma o secretário executivo de Mobilidade, Ciro Meireles.

 

De acordo com Ciro, a SMM conta com a parceria do aplicativo Waze, que já está atualizado com as novas configurações. “Os condutores podem se orientar por meio do aplicativo”, orienta o secretário.

 

Veja como fica o tráfego na região:

 

O projeto engloba a criação de três rotatórias, alteração em uma e mudança no sentido de duas vias.

 

Foram implantadas rotatórias no cruzamento das avenidas Buenos Aires e Juiz de Fora; no encontro das avenidas Buenos Aires, das Cerâmicas e das Pirâmides; e no cruzamento da Rua Blandina Garcia Rosa com a Avenida Acary Passos.

 

Ruas que tiveram sentido alterado: Blandina Garcia Rosa, que passará a ter sentido único Norte-Sul, do trecho entre a Avenida Buenos Aires e a Rua José Monteiro da Costa; e Rua José Monteiro da Costa, que contará com sentido único Oeste-Leste, da Rua Blandina até a Avenida Buenos Aires.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Prazo para pagar taxa do Concurso Nacional Unificado termina sexta

CNU: resultados finais serão divulgados nesta quinta-feira, 21

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulga nesta quinta-feira, 21, os resultados finais do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). Após meses de elaboração, logística, aplicação e correção das provas, os resultados estarão disponíveis na Área do Candidato, no site da Fundação Cesgranrio, a banca examinadora. Esta é a mesma página da internet onde os participantes fizeram a inscrição no certame e consultaram o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
 
O chamado “Enem dos Concursos” foi realizado em 18 de agosto, nos 26 estados e no Distrito Federal, após três meses de adiamento devido às chuvas que devastaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio. As regras de preenchimento das vagas do CNU levam em consideração as notas obtidas nas provas e as preferências de cada candidato às vagas escolhidas dentro de cada um dos oito blocos temáticos eleitos no ato da inscrição. Se o candidato for aprovado no primeiro cargo preferido e especialidade, consequentemente, será eliminado nos demais menos preferidos.
 
Após a divulgação dos resultados finais, a próxima etapa do certame será a de convocação para posse dos aprovados e de realização de cursos de formação, com previsão de ser iniciada em janeiro de 2025. De acordo com o cronograma oficial, esta segunda fase do CNU será realizada em janeiro próximo na sede da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e online. Todos os novos servidores federais terão acesso a uma formação à distância, com duração de 280 horas, em 36 meses.
 
Além disso, cinco carreiras do CNU terão curso de formação presencial na Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília, com caráter classificatório e eliminatório. As carreiras são de: Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental; Analista de Infraestrutura; Analista em Tecnologia da Informação; Analista de Comércio Exterior; e Técnico de Políticas Sociais. Os cursos de formação destes cinco cargos terão cargas horárias que variam de 360 a 580 horas. Após a capacitação, os novos servidores federais receberão a certificação de pós-graduação emitida pela Enap. A instituição afirma que o objetivo da qualificação é nivelar conhecimentos necessários, além de fornecer uma formação sólida para que o serviço público possa contar com especialistas nas áreas de conhecimento de suas carreiras.
 
O concurso nacional também terá um banco de candidatos aprovados em lista de espera, para futuras convocações. Cada um dos oito blocos temáticos do certame terá o dobro do número de vagas imediatas do bloco destinadas ao banco de aprovados, resultando em mais de 13.280 candidatos listados. Serão considerados classificados os candidatos que, após a soma das notas nas provas objetivas, discursivas e nas provas de títulos, estiverem classificados até o limite de duas vezes o número de vagas imediatas do bloco temático, com notas mais altas conforme o cargo e especialidade. De acordo com o edital, serão levados em consideração os cargos e as especialidades com suas ordens de ranqueamento escolhidos na inscrição, além de levar em conta as vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.
 
As novas convocações para os cargos previstos neste concurso poderão ser feitas a cada seis meses ou conforme a necessidade e o fluxo de liberação ou desocupação dos cargos. Também há possibilidade de quem está no banco de candidatos em lista de espera ser chamado a assumir vagas temporárias no serviço público federal. Neste caso, o aprovado seguirá no banco de candidatos à espera de possíveis vagas efetivas, sem perder sua classificação.

Detalhes do concurso

O Concurso Público Nacional Unificado inovou ao permitir que, com o pagamento de apenas uma inscrição no certame, os candidatos pudessem concorrer a vagas em vários órgãos públicos. O número de inscritos do maior concurso da história do país somou 2.144.397 para disputar 6.640 vagas de níveis superior, médio e técnico para diversas especialidades, em 21 órgãos da administração pública federal. As remunerações dos novos servidores federais variam de R$ 3.741,84 a R$ 22.921,71.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos