Press "Enter" to skip to content

Prefeitura estende programa “Intensifica Saúde Goiânia” para 79 unidades de atendimento

Última atualização 16/08/2023 | 08:27

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quarta-feira, 16, das 8h às 17h, mais uma ação do Programa “Intensifica Saúde Goiânia”, que tem como objetivo fortalecer os serviços de Atenção Primária. A partir desta semana, 79 unidades de saúde da Capital passam a oferecer o atendimento.

Além das 53 Unidades de Saúde da Família (USF), onde ocorreu a ação piloto da quarta-feira, 09, com 3.599 atendimentos, o programa será estendido aos 26 Centros de Saúde (CS) existentes na capital.

O Prefeito Rogério Cruz destaca que o programa, que será realizado toda quarta-feira, é mais um movimento da Prefeitura de Goiânia para ampliar os serviços de saúde prestados aos moradores. “Com esse programa, nós queremos levar para as unidades de saúde aquelas pessoas que, por algum motivo, não estão buscando atendimento, não estão fazendo seus exames preventivos”, afirma.

O foco é atender as gestantes que não fazem o pré-natal adequadamente, mulheres entre 25 e 64 anos de idade que não realizaram exame citopatológico nos últimos três anos, pessoas diagnosticadas com hipertensão e diabetes, e que não passaram por consulta nos últimos seis meses, além da atualização do cartão de vacinas, principalmente das crianças.

O secretário de Saúde, Durval Pedroso, aponta as estratégias para que esse público seja alcançado. “Além da divulgação pelas unidades, os agentes de saúde estão realizando um trabalho de rastreamento para chegar a essas pessoas”, diz o titular da pasta.

Atendimentos

Além de consultas médicas e odontológicas, vacinação, solicitação de exames – como o de hemoglobina glicada para pacientes diabéticos – as pessoas também são orientadas sobre a importância da continuidade dos tratamentos, da necessidade de voltarem nos retornos e da atualização de cadastros.

Entre as vacinas disponibilizadas, estão as destinadas para crianças de 2 meses a 1 ano de idade: Pentavalente (Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenzae tipo B) e VIP (Poliomielite Inativada).

A ação é coordenada pela Diretoria de Atenção Primária e Promoção da Saúde (Dapps) da Superintendência de Gestão de Redes de Atenção à Saúde, e envolve os seguintes profissionais: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, médicos, cirurgião-dentista, técnico e auxiliar de saúde bucal, administrativo, agentes comunitários de saúde, coordenadores das unidades de saúde, diretores e apoiadores distritais, e equipe técnica do Dapps.