Press "Enter" to skip to content

Prefeitura fará coleta para testar eficácia da AstraZeneca

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informou que vai coletar amostras de sangue dos trabalhadores aeroportuários que começarão a ser vacinados contra a Covid-19 amanhã, sexta-feira (28), com o imunizante da Astrazeneca. A coleta será feita para um estudo realizado em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e, segundo a pasta, pretende verificar o nível de eficácia dessa vacina.

De acordo com a SMS, o estudo teve início em março com trabalhadores da saúde vacinados com AstraZeneca de Coronavac e prevê uma coleta de sangue antes da vacina ser aplicada, outra após seis meses e uma terceira com 12 meses. O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, explica que o objetivo é verificar “se a pessoa já tinha anticorpos, se vai desenvolver e se terá Covid-19 mesmo estando vacinada”.

Nesta etapa, o estudo será feito com com a comunidade aeroportuária da capital, a qual integram cerca de 1,8 mil pessoas na capital. Os participantes do estudo deverão, antes da vacina, preencher um formulário e apresentar documento pessoal com foto e credencial aeroportuária válida. A vacinação ficará a cargo da SMS o processamento e análise das amostrar serão feitos pela UFG e um laboratório privado.