Prefeitura faz poda de árvores para evitar transtornos nas chuvas

A Prefeitura de Goiânia atende 50 setores com serviços de poda programada e preventiva de árvores em canteiros, praças e demais espaços públicos. O trabalho, que teve início na segunda-feira, 16, deve ser concluído neste domingo, 22. O serviço executado pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) é mais uma ação do município para conter possíveis acidentes e transtornos em dias de fortes chuvas e vendavais.

Os setores Jardim Caravelas, Cidade Jardim, Jardim Nova Esperança, Setor Central, Jardim Petrópolis, Centro-Oeste, Crimeia Leste e Bairro São Francisco são exemplos de onde estão sendo feitas as podas programadas.

Vias públicas dos setores Santo Hilário, Pedro Ludovico, Chácara Bom Retiro, Vila Concórdia, Conjunto Riviera, Jardim Brasil, Sevilha, Itália, Madri, Barcelona, Vila Regina e Leste Vila Nova também estão recendo ação de colaboradores da Comurg.

Também fazem parte da programação Conjunto Vera Cruz II, São José, Conjunto Cachoeira Dourada, Jardim Vila Boa, Vila Boa Sorte, Coimbra, Flórida, Veredas dos Buritis, Montes Carlos, Canadá, Moinho dos Ventos , Eli Forte, Center Ville, Sônia Maria, Três Marias, Setor Flamingo, Jardim Novo Mundo, Vila Martins, Vila Maria Luiza, Vila Pedroso, Jardim Dom Fernando, Setor Pedro Ludovico, Sul, Parque Atheneu, Jardim Guanabara, Jardim Pompeia, Itatiaia, João Paulo ll, Santa Cruz, Balneário Meia Ponte, Jaó e Goiânia II.

Além da prevenção, a Comurg ainda conta com equipes plantonistas que rapidamente realizam o corte e retirada de galhadas que caem com as fortes chuvas, no perímetro urbano. A poda preventiva e programada faz parte do trabalho diário de urbanização. Já a remoção da árvore comprometida só é feita mediante laudo técnico da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que avalia as condições fitossanitárias do exemplar arbóreo e emite a autorização, via sistema.

A população pode fazer pedidos de poda e extirpação por meio do sistema de Processo Eletrônico Digital (PED), disponível no site oficial do município: www.goiania.go.gov.br.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda

Avançou, no Senado, o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021, que, quando sancionado, possibilitará o uso de valores arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira, 18, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário. Como a matéria sofreu alterações durante a tramitação no Senado, retornará à casa de origem (Câmara dos Deputados) após sua aprovação.

Entre as mudanças está a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de todas categorias de motoristas profissionais – inclusive aqueles que trabalham em empresas de transporte individual.

Peculato qualificado

Outra matéria aprovada pela CCJ é a que prevê aumento de pena para os crimes de peculato qualificado, quando há desvio de recursos nas áreas de saúde, educação ou seguridade.

Atualmente, a pena é de dois a 12 anos de prisão. O PL 1.038/24 prevê reclusão de quatro a 16 anos, além de aplicação de multa.

A mesma pena será aplicada nas situações de crime de responsabilidade, se praticado por prefeitos.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp