Press "Enter" to skip to content

Prefeitura investe na valorização de artistas e democratiza o acesso à Cultura em Goiânia

Última atualização 03/12/2023 | 11:31

Nos últimos três anos, de 2021 a 2023, a Prefeitura de Goiânia tem investido no setor cultural de forma especial, com foco na democratização do acesso à cultura e na valorização dos artistas locais.

Por meio de políticas públicas, emendas impositivas parlamentares, parcerias e novos projetos idealizados pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Goiânia deu um salto cultural com o bordão “Dez vezes mais”, já que aproximadamente 40 ações culturais, que eram realizadas no inicio da atual gestão, se multiplicaram para mais de 400 ações e projetos vigentes em todas as áreas e modalidades.

Ações da Prefeitura aqueceram o setor cultural goianiense, que por anos não era prioridade governamental e ainda sofreu fortes consequências da pandemia.

Agora a realidade do cenário artístico em Goiânia tem sido outra e por onde passa o goianiense pode ver ou ouvir falar sobre a realização de Tendas Culturais com shows em espaços públicos abertos, exposições de arte, intervenções artísticas no Centro, apresentação de artistas de rua que recebem cachê da Prefeitura e realização do maior projeto voltado ao público LGBTQIA+ que já existiu em Goiás, além de formações, concertos, conferências e os tradicionais eventos em datas celebrativas.

Uma novidade, que se tornou modelo para várias cidades do Brasil, é o Cadastramento do Artista, via site da Prefeitura, que possibilita a contratação para os eventos promovidos na cidade. A medida possibilitou uma igualdade dentro da classe artística, sem discriminação e sem privilégios ou preferência para modalidades.

Outro grande destaque que evidencia o quanto Goiânia está em constante evolução cultural na atual gestão é a viabilização das leis de incentivo. Neste ano, a Lei Municipal de Incentivo à Cultura e a Lei Paulo Gustavo beneficiaram com cerca de  R$ 16 milhões artistas de todas as modalidades, que inscreveram projetos por meio de editais e receberam valores significativos para realização de contrapartidas, assim como investimento em espaços culturais como pessoas físicas ou jurídicas.

O Calendário Cultural 2023 se encerra em dezembro e contabiliza mais de 400 ações promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura. Para 2024, a expectativa é aumentar os investimentos para que mais ações possam acontecer, mais artistas tenham espaço, sejam valorizados e reconhecidos cada vez mais, para que Goiânia continue pulsando arte pelos quatro cantos da cidade.