Press "Enter" to skip to content

Prefeitura lança campanha de multivacinação em Goiânia

Última atualização 11/09/2017 | 14:12

Crianças e adolescentes goianienses podem atualizar o cartão de vacinação nas próximas duas semanas. A campanha de multivacinação foi inaugurada hoje (11) no Centro de Saúde da Família Ville de France, região Leste da capital, e tem como foco imunizar crianças que ainda não tomaram doses de vacinas de rotinas no calendário de imunização.

A campanha será realizada até o dia 22 de setembro. As doses estão disponíveis nos postos de vacinação de Goiânia, abertos de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No fim de semana os interessados Centro Municipal de Vacinação, no setor Pedro Ludovico.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), Robson Azevedo, todas as vacinas estarão disponíveis nos estoques e a disposição da população, mas há uma atenção especial na imunização do vírus HPV, que ainda não atingiu a meta na cidade. Neste caso devem ser vacinados meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14.

Ele também lembra que ao ir aos postos de saúde, a criança ou adolescente deve estar munida do cartão de vacinação. “Durante as visitas com nossos servidores será feita uma avaliação do cartão e aquelas vacinas que tiveram e falta e em condições de serem feitas nós vamos fazer”. E completou: “nessa semana nós queremos atualizar o cartão de vacinação de todas as crianças e adolescentes de Goiânia”.

O Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os adolescentes. Os adolescentes que podem participar da campanha devem ter até 15 anos.

Dia D
O dia “D” da campanha será realizado em 16 de setembro (sábado). Na ocasião, 70 salas estarão abertas em todas as regiões da capital para atender a população durante todo o sábado.

Segundo Robson, o objetivo deste dia específico é dar condições aos pais, que não conseguiram levar os filhos na vacinação durante a semana, para que nesta data possa fazer a complementação do cartão.

.

*Com Ricardo Castro