Prefeitura promove 12ª edição do Programa Intensifica Saúde Goiânia nesta quarta, 1º

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, nesta quarta-feira, 1º, a 12ª edição do Programa Intensifica Saúde Goiânia. A ação tem o objetivo de fortalecer os serviços de Atenção Primária em Saúde, e visa à promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos da Capital, com atendimentos em 79 unidades de saúde sem a necessidade de agendamento. Em quatro edições, o programa alcançou a marca de 61.337 atendimentos.

O Intensifica Saúde Goiânia é executado todas as quartas-feiras, das 8h às 17h, e abrange as 53 Unidades de Saúde da Família (USFs) e os 29 Centros de Saúde (CSs) nos sete distritos sanitários da cidade. Focado no atendimento às gestantes que não fazem pré-natal adequado, mulheres entre 25 e 64 anos que não realizaram exame citopatológico nos últimos três anos e pacientes com hipertensão e diabetes, o programa foi concebido com o intuito de atender a diversas necessidades da população.

Além disso, a iniciativa se destaca pela atualização do cartão de vacinas, especialmente para crianças, garantindo a proteção necessária, incluindo vacinas como a Pentavalente e a VIP para crianças de 2 meses a 1 ano de idade, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O programa também enfatiza a importância da continuidade dos tratamentos e a necessidade de retorno aos cuidados de saúde, além de proporcionar orientações de saúde aos pacientes, sobretudo quanto a medicações.

“Esse programa tem se mostrado eficaz desde o início, e nossa prioridade é sempre aprimorar a Atenção Primária em Saúde, colocando os cidadãos no cerne de nossas ações. Os resultados alcançados são um reflexo claro desse comprometimento e com o bem-estar da população”, ressalta o prefeito Rogério Cruz, ao valorizar o esforço das equipes de saúde.

Já o titular da SMS, Wilson Pollara, ressalta que todas as unidades do Programa Intensifica Saúde Goiânia contam com equipes multidisciplinares, que integram especialistas em medicina da família e comunidade, capacitadas para atender pacientes de todas as faixas etárias. “O comprometimento dessas equipes é que resulta no alcance da ação, que conta também com o apoio das equipes de agentes comunitários de saúde em suas visitas domiciliares”, afirma Pollara.

O secretário salienta que objetivo é levar saúde de qualidade às pessoas que mais precisam, além de auxiliar na prevenção de doenças e proporcionar o acesso mais fácil e rápido aos serviços essenciais de saúde. “A ação tem sido aprimorada para facilitar ainda mais o acesso da população aos serviços de saúde que a Prefeitura de Goiânia disponibiliza à população”, finaliza.

Profissionais

A ação é coordenada pela Diretoria de Atenção Primária e Promoção da Saúde (Dapps) da Superintendência de Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Profissionais como enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde, dentre outros, integram o Programa Intensifica Saúde Goiânia.

Conforme dados da SMS, dos 61.337 atendimentos em 11 edições do Intensifica Saúde Goiânia, 23.952 foram de hipertensos, 10.994 de diabéticos, 8.171 são de vacinas aplicadas, 7.702 foram de exame citopatológico, 6.422 foram de gestantes, 2.110 são odontológicos em grávidas e 1.986 são de testes para infecções sexualmente transmissíveis.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos