Jornal Diário do Estado

Prefeitura promove 20º Grande Arraial de Goiânia na Estação Ferroviária

Evento gratuito é realizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e reunirá cerca de 20 quadrilhas profissionais do Estado de Goiás, nos dias 30 de junho, 1º e 02 de julho. Com dança, música e barraquinhas que disponibilizarão comidas típicas, organização prevê público de mais de 15 mil participantes, na Praça do Trabalhador

O 20º Grande Arraial de Goiânia está programado para a Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador, localizada no Setor Central da capital. O evento ocorrerá nos dias 30 de junho, 1º e 02 de julho. A promoção é da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A organização prevê barraquinhas com comidas típicas e apresentação de aproximadamente 20 grupos profissionais de quadrilhas do Estado de Goiás.

O espaço receberá o público na sexta-feira ,30, no sábado 1º de julho e no domingo ,02,. Os portões serão abertos aos que apreciam uma boa festa junina às 19h. A expectativa da organização é de que mais de 15 mil moradores compareçam à festa, que tem entrada gratuita. O Grande Arraial de Goiânia é tradição desde 2002. Ficou um ano paralisado devido às consequências provocadas pela pandemia de Covid-19. O vencedor das duas etapas estaduais representará o Estado no concurso nacional, com datas e locais a serem confirmados.

Participaram da 19ª edição os grupos Explosão do Cerrado, Mandacaru, Renascer, Balancê do Cerrado, Grupo Viva, Luar do Sertão, Fogo de Palha, Tradição e Ritmo, Bernar Dance, Nação Junina, Aconchego, Thradição, Filhos do Sertão, Arriba Saia, Flor do Cerrado, Arrasta Pé e Instituto Viva o Cerrado Goiano. O evento programado para 2023 promete muita comida boa em uma festa regada pela tradição e animação.

O já tradicional Grande Arraial de Goiânia tem como objetivo valorizar e incentivar os grupos de quadrilheiros que têm uma verdadeira e admirável paixão pela festa junina. E, neste ano, o evento vai contar com um incremento, que será a ampliação da estrutura com mais arquibancada, aumento no número de barraquinhas de comidas típicas, além do espaço para apresentação, que também será ampliado.

Conforme a organização da festa junina, “a segurança será reforçada e a estrutura, como banheiros, será qualificada, pois os grupos e os participantes que vão para se divertir precisam e merecem todo conforto, e essa tem sido a maior preocupação na realização dos eventos da cultura”.

A Secult informa que se preocupa com o conforto durante o evento e priorizou a democratização e a qualidade da ação. A pasta espera por uma grande festa, “em ambiente saudável, feliz, ideal para famílias, crianças e idosos”. Segundo a pasta, “todos estão convidados para participar e curtir um fim de semana com a aquela boa energia junina, em Goiânia”.

Integrante do grupo Instituto Viva o Cerrado Goiano, quadrilheiro e produtor cultural, Marcos Vinícius Nunes das Neves comemora a chegada de mais um período junino e ressalta que o Arraial promovido pela Prefeitura de Goiânia é um dos maiores eventos juninos do Estado de Goiás. “É um momento em que as quadrilhas se encontram para festejar, apresentar espetáculos de danças juninas e curtir a melhor época do ano”, diz o quadrilheiro. Ele torce por uma festa regada a alegria e amor para celebrar a tradição junina, que é um dos maiores movimentos culturais do país.

Quem também está ansiosa e aguarda o Grande Arraial de Goiânia é a rainha da quadrilha Junina Grupo Viva, Ferdinanda Monteiro. Para ela, as quadrilhas têm o importante papel de levar força, determinação, alegria e amor por onde passam. “Nosso grupo, com seus 48 anos de existência, trará o tema Recomeçar Tradição é Viver Passado, Presente e Futuro. Na temática, iremos trabalhar a respeito da importância do recomeço em nossas vidas não só na dança, mas em tudo o que fazemos”, informa.

Ferdinanda conta ainda que nada é impossível quando se quer alcançar um objetivo. “Iremos também retratar um pouco da história da quadrilha nas coreografias, relembrando algumas que o grupo já executou e mostrar que tudo pode ter um recomeço, basta querer e fazer o melhor por isso”, conclui.

Paço realiza Festa Junina para servidores, com comidas típicas e apresentação de quadrilha
As secretarias municipais de Administração (Semad) e Cultura (Secult) realizam o Arraiá do Paço, no dia 22 de junho (quinta-feira). Produtos típicos de festa junina, desde comidas até trajes, serão comercializados em barraquinhas. A programação conta ainda com apresentações culturais de grupo de quadrilheiros.

As barraquinhas estarão montadas das 08h às 17h, em formato semelhante à Feira de Talentos, realizada mensalmente no hall de convivência do Paço Municipal. O Arraiá do Paço é uma ação aberta à comunidade em geral, voltada principalmente aos servidores municipais, que serão incentivados a estar trajados de roupas típicas de festa junina.

Serão comercializados nas barraquinhas, canjica, milho, pipoca, pé de moleque, pamonha, dentre outros alimentos tradicionais do mês de junho. Acessórios e artigos de festa junina também estarão à venda, como chapéu de palha, tiaras, vestidos, e muito mais. O objetivo da festa é reunir colaboradores e toda a população interessada em confraternizar durante uma das maiores comemorações brasileiras do ano, com música, comidas e danças típicas.