Prefeitura promove 21º Encontro de Folia e 7º Encontro de Catira na Praça da Matriz de Campinas

Prefeitura promove 21º Encontro de Folia e 7º Encontro de Catira na Praça da Igreja Matriz de Campinas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove no próximo dia 28 de janeiro, das 6h às 18h, o 21º Encontro de Folia e o 7º Encontro de Catira, na Praça do Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Igreja Matriz de Campinas. São esperadas cerca de sete mil pessoas durante toda a programação.

O evento tem início às 6h, com a Alvorada, e, às 7h, a Missa dos Foliões. Às 8h, será servido um café da manhã e, ao meio-dia, haverá almoço. A abertura oficial acontece às 9h30, e o evento segue até às 18h, com a apresentação de dez grupos de folia de Goiânia e 28 de cidades do interior de Goiás; cinco grupos de catira, além da presença das orquestras de violeiros de Pontalina e Corumbá de Goiás.

“Mais uma vez, a Secult realiza o Encontro de Folia e de Catira na Matriz de Campinas, com muita alegria em manter e valorizar uma manifestação cultural milenar. Os foliões e catireiros ficam muito felizes com a realização desse encontro, eles vêm de longe, de outras cidades e passam o dia em Goiânia com seus grupos, famílias, e a Prefeitura de Goiânia os acolhe com estrutura, oferecendo café da manhã e almoço. As apresentações acontecem durante todo o dia”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio. “Todos os anos, a população marca presença para assistir, aplaudir e celebrar a tradição, e também a religiosidade que envolve o evento”, pontua.

De acordo com a foliã Divina Delfina, este é o momento do ano mais esperado. “Tanto os foliões, quanto os catireiros, ficam ansiosos para a chegada do encontro. É um dia de muita festa, confraternização entre os grupos. São famílias inteiras, gerações e mais gerações que se reúnem. Enfim, é muita emoção, celebração da nossa fé, da nossa tradição, que queremos e vamos perpetuar por muitos anos, se Deus assim permitir. Nossos agradecimentos à Prefeitura e à Secult, que sempre fazem o melhor por nós”, ressalta.

Serviço

Assunto: Prefeitura de Goiânia promove o 21º Encontro de Folia e o 7º Encontro de Catira, na Praça da Igreja Matriz de Campinas
Data: 28 de janeiro
Horário: 9h30 (abertura)
Local: Praça da Igreja Matriz – Setor Campinas

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp