Press "Enter" to skip to content

Prefeitura promove 21º Encontro de Folia e 7º Encontro de Catira na Praça da Matriz de Campinas

Última atualização 27/01/2024 | 15:03

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove no próximo dia 28 de janeiro, das 6h às 18h, o 21º Encontro de Folia e o 7º Encontro de Catira, na Praça do Santuário Basílica Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a Igreja Matriz de Campinas. São esperadas cerca de sete mil pessoas durante toda a programação.

O evento tem início às 6h, com a Alvorada, e, às 7h, a Missa dos Foliões. Às 8h, será servido um café da manhã e, ao meio-dia, haverá almoço. A abertura oficial acontece às 9h30, e o evento segue até às 18h, com a apresentação de dez grupos de folia de Goiânia e 28 de cidades do interior de Goiás; cinco grupos de catira, além da presença das orquestras de violeiros de Pontalina e Corumbá de Goiás.

“Mais uma vez, a Secult realiza o Encontro de Folia e de Catira na Matriz de Campinas, com muita alegria em manter e valorizar uma manifestação cultural milenar. Os foliões e catireiros ficam muito felizes com a realização desse encontro, eles vêm de longe, de outras cidades e passam o dia em Goiânia com seus grupos, famílias, e a Prefeitura de Goiânia os acolhe com estrutura, oferecendo café da manhã e almoço. As apresentações acontecem durante todo o dia”, afirma o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio. “Todos os anos, a população marca presença para assistir, aplaudir e celebrar a tradição, e também a religiosidade que envolve o evento”, pontua.

De acordo com a foliã Divina Delfina, este é o momento do ano mais esperado. “Tanto os foliões, quanto os catireiros, ficam ansiosos para a chegada do encontro. É um dia de muita festa, confraternização entre os grupos. São famílias inteiras, gerações e mais gerações que se reúnem. Enfim, é muita emoção, celebração da nossa fé, da nossa tradição, que queremos e vamos perpetuar por muitos anos, se Deus assim permitir. Nossos agradecimentos à Prefeitura e à Secult, que sempre fazem o melhor por nós”, ressalta.

Serviço

Assunto: Prefeitura de Goiânia promove o 21º Encontro de Folia e o 7º Encontro de Catira, na Praça da Igreja Matriz de Campinas
Data: 28 de janeiro
Horário: 9h30 (abertura)
Local: Praça da Igreja Matriz – Setor Campinas