Press "Enter" to skip to content

Prefeitura promove inclusão de gestantes e mães de recém-nascidos no CadÚnico

Última atualização 07/08/2023 | 08:50

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), promove programação especial para celebrar o Agosto Verde e destacar a importância do mês da Primeira Infância. Entre segunda, 07,  e sexta-feira, 11, com exceção de quarta-feira, 09, das 9h às 16h, equipes irão auxiliar no cadastramento de gestantes e de mães de recém-nascidos no Cadastro Único (CadÚnico), nas maternidades Nascer Cidadão e Dona Íris.

O Cadastro Único é um registro que permite ao poder público saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. O banco de dados foi criado pelo governo federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados, o usuário fica habilitado a participar de vários programas sociais, de acordo com os critérios previamente estabelecidos.

“A inscrição ao Cadastro Único e a atualização dos dados, dentro do prazo estipulado, possibilitam que as pessoas e famílias beneficiadas possam participar de vários programas sociais, reduzindo a vulnerabilidade social”, destaca Maria Yvelônia, titular da Sedhs.

Agenda

Na segunda-feira, 07, e terça-feira, 08, as equipes irão atender na Maternidade Dona Íris, das 9h às 16h. A iniciativa prossegue na quinta, 10, e sexta-feira, 11, desta vez na Maternidade Nascer Cidadão, também das 9h às 16h.

Documentação necessária para inscrição no Cadastro Único:

Pessoas que moram sozinhas:
• Precisam apresentar RG, CPF ou título de eleitor, comprovante de endereço, preferencialmente no nome do titular.

Famílias com duas ou mais pessoas:
• O titular precisa apresentar RG, CPF ou título de eleitor, comprovante de endereço, preferencialmente no nome de algum integrante do domicílio.
• Outros integrantes adultos da família precisam, pelo menos, de CPF ou título de eleitor.
• Crianças e adolescentes precisam de CPF ou certidão de nascimento e, se estiver em idade escolar, apresentar declaração de matrícula atualizada.

  • Os documentos apresentados devem ser originais, não havendo necessidade de cópias. É preciso atualizar o cadastro a cada dois anos ou sempre que ocorrer alguma alteração na constituição da família.