Prefeitura reabastece unidades de saúde com 6 mil doses da vacina pentavalente

Após um período de falta em todo o país, aos poucos o fornecimento da vacina pentavalente retorna à normalidade. Depois de reabastecer as unidades com 2,3 mil doses no início desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia recebeu mais seis mil doses na manhã desta sexta-feira, 14. Este quantitativo, enviado pelo Ministério da Saúde, deve ser suficiente para atender a população nas próximas semanas.

Em média, a demanda mensal pela vacina em Goiânia é de seis mil doses, já que três aplicações são realizadas no primeiro semestre de vida do bebê: uma aos dois meses, outra aos quatro e a última aos seis. Diante do fornecimento irregular das doses, a pentavalente estava em falta desde junho. A vacina, que oferece proteção contra difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B, faz parte do Calendário Nacional de Imunização.

“Com a chegada de seis mil novas doses ao estoque da secretaria, a expectativa é de que o fornecimento fique temporariamente equilibrado”, explica o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Robson Azevedo. O primeiro repasse de apenas 2,3 mil doses da vacina foi insuficiente para atender quem procurou pela pentavalente na Capital, o que resultou no fim das vacinas na mesma semana de reposição.

Sobre o envio de mais doses para a Capital, Azevedo pontua que já houve sinalização do Ministério da Saúde em regularizar o fornecimento da vacina em todo o país. “As dificuldades no abastecimento ocorreram por problemas no transporte. Seis milhões de doses que seriam distribuídas precisaram passar por uma nova inspeção de qualidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, destaca o superintendente.

Apesar de ainda existir uma demanda acumulada devido aos atrasos no reabastecimento da pentavalente, as 8,3 mil doses já recebidas asseguram certo conforto aos responsáveis pelas crianças da faixa etária apta a ser imunizada. A orientação é de que os pais, em especial daqueles que ainda não tomaram a primeira dose aos dois meses de idade, levem seus filhos às salas de vacina. São 76 unidades distribuídas em todas a regiões de Goiânia que funcionam das 8 às 17 horas.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Vídeo: Bolsonarista anda armado pela rua e pede para presidente aplicar golpe

bolsonarista

A Internet está assustada após viralizar o vídeo de um eleitor do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). Na gravação, o idoso anda pelas ruas de uma cidade paulista, em uma área movimentada e central, enquanto carrega uma escopeta calibre 12 longa e com outra arma na cintura, em plena luz do dia. Em suas falas, ele pede para Bolsonaro aplicar um golpe caso seja eleito. 

“Bolsonaro, tamo junto aí na luta, hein, Bolsonaro… E eu vou te mandar um recado… Um recado não, é uma ordem que eu tô te dando… [….], e o golpe vai ser esse: vocês vão ter que seguir a Constituição… Nada mais, nada menos… Esse é o golpe! Seguir a Constituição… Porque não dá pra viver assim… Essa é a ordem…”, diz.

‘’Na hora que você colocar a faixa de vencedor das eleições, você vai dar um golpe no Congresso e no Supremo.’’ completa o idoso. 

O bolsonarista faz, ainda, questão de dizer o nome do chefe do Executivo e chega a passar por uma viatura da Polícia Civil que está estacionada, mas não é incomodado por ninguém. 

Confira o vídeo:

Em Curitiba, Bolsonarista ameaça dar tiros em equipe do PT

Em caso, gravado na tarde desta terça-feira, 27, outro bolsonarista chamou atenção ao ameaçar dar tiro na cabeça dos integrantes de uma equipe de panfletagem de Carol Dartora (PT-PR), candidata a deputada federal em Curitiba. 

A parlamentar relatou que o homem passou em frente à barraca de campanha, e neste momento, um dos integrantes ofereceu um panfleto. O apoiador de Bolsonaro não aceitou e passou a fazer ameaças contra a equipe. “Ele falou que ia dar um tiro na minha cara e cuspir na nossa cara”, contou uma das trabalhadoras.

O homem foi questionado por algumas pessoas que estavam no local, porém voltou a fazer ameaças e tentou fugir, se escondendo na barraca de um candidato bolsonarista. Ele foi conduzido pela Guarda Municipal até a delegacia e um boletim de ocorrência foi registrado no 1º Distrito da Polícia Civil.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp