Press "Enter" to skip to content

Prefeitura realiza 19º Festival Goiânia em Cena de 16 a 22 de outubro

Última atualização 15/10/2023 | 12:19

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza de 16 a 22 de outubro a 19ª edição do Festival de Artes Cênicas Goiânia em Cena. O objetivo do festival é fortalecer a cena cultural goianiense e presentear o público com uma diversidade de opções artísticas para o entretenimento de toda a família. Serão sete dias de programação com espetáculos circenses, teatrais e de dança.

“Nos últimos dois anos a cidade tem vivenciado uma ascensão cultural e isso é um grande motivo para comemorarmos e, claro, com eventos culturais que levam ao público entretenimento, diversão, aprendizado, senso crítico, além de oportunizar o acesso gratuito ao teatro e fomentar a classe artística”, afirma o prefeito Rogério.

Segundo o secretário de Cultura da capital, Zander Fábio, o Goiânia em Cena vem celebrar e mostrar de forma cênica o quanto a cidade evoluiu nesses 90 anos. “É um festival que reúne grandes nomes do teatro, do circo, da dança e o melhor é que os espetáculos são oferecidos gratuitamente à população”, complementa.

Abertura do Festival

A abertura do Goiânia em Cena acontece segunda, 16, às 19h, no Teatro Goiânia Ouro com o espetáculo “Plural”, da Cia de Teatro Nu Escuro. A peça de 50 minutos tem a classificação de 10 anos. Logo em seguida, às 20h, artistas da área do teatro, da dança e do circo vão ser homenageados, em uma cerimônia de reconhecimento aos serviços prestados à sociedade goianiense.

No segundo dia, 17, às 15h e às 17h, na antiga Estação Ferroviária (Museu Frei Confaloni), vai ter apresentação do Grupo de Teatro Arte & Fatos, com a peça “Os Avessos”. Às 19h, o espetáculo “Circo Magia e Estripulias”, que tem classificação livre, vai ser exibido no Circo Laheto.

Nalini Cia de Dança apresenta “Nega Lilu”, na quarta-feira (18), às 20h, no Teatro Goiânia Ouro. O espetáculo é baseado no livro “Sem Palavras” de Larissa Mundim e Valentina Prado. Em Nega Lilu, a coreógrafa Valeska Vaishnavi propõe a materialização de estados emocionais que rondam a breve história romântica de Nega e Lilu. A classificação é de 14 anos.

Na quinta-feira, 19, o Circo Laheto vai ministrar atividade formativa das 9h às 12h, na sede do projeto. A oficina gratuita será de malabares, tecido acrobático, acrobacias de solo e cama elástica. No Centro Cultural da UFG, no mesmo horário, acontece uma oficina de dança contemporânea com o Colectivo La Vitrina (Chile). As atividades são gratuitas e os interessados devem fazer as inscrições até terça (17) no link disponível no Instagram @festivalgoianiaemcena. Às 19h, o espetáculo é no Circo Laheto com a Cia Malabariantes e às 20h, no Beco da Codorna, terá festa com a DJ Ingrid e a DJ Mastrella.

Sexta-feira, 20, Débora Di Sá e banda apresentam “Maria Grampinho”, às 20h, no Teatro Goiânia Ouro. O show traz ao espectador e, principalmente, à criança, o contato com personagens, lendas e tradições da Cidade de Goiás. Já no Centro Cultural da UFG, no mesmo horário vai ser exibido “Contos de Cativeiro”. O espetáculo narra a história de um preto velho muito simpático e sábio, que conduz o público para uma experiência ancestral, afro diaspórica rica em sabedorias.

“Introdução à interpretação teatral: uma abordagem rítmica” será a oficina ministrada por Abílio Carrascal, no sábado, 21, no CCUFG, de 9h até às 12h. As inscrições podem ser feitas até o dia 17, por meio do @festivalgoianiaemcena. No período da tarde (13h), no Jardim Botânico vão acontecer sete intervenções artísticas na Tenda Cultural “Ocupa Gyn”. Às 20h, no Teatro Goiânia, o público vai poder apreciar o espetáculo de dança “Fluctuantes” do Colectivo La Vitrina (Chile). E, às 21h, no Beco da Codorna a animação vai ser por conta do DJ Igor Zargov com “Latinidades e Afrofuturismos”.

O último dia, 22, vai ser marcado pelo “Ocupa Gyn”, no Lago das Rosas. Serão sete intervenções artísticas de dança, teatro e circo. Logo às 16h, o Giro 8 Cia de Dança sobe ao palco do Teatro Goiânia para apresentar “Cerrado Mundo Mágico”. O encerramento do Goiânia em Cena ocorre a partir das 18h, no Beco da Codorna com os shows de Cocada Coral e Terra Cabula. Além dos DJs Bruno Caveira e Gabi Matos.