Segundo a Prefeitura de Goiânia, aproximadamente 27 mil pontos de iluminação foram trocados de janeiro a maio deste ano. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), responsável pelas trocas, em média 176 novas lâmpadas foram instaladas por dia.
Diariamente, 32 equipes revezam para executar o serviço nos períodos diurno e noturno. A maioria das lâmpadas de Goiânia é de vapor de sódio, portanto, mais eficientes e menos poluentes se comparadas com as mais antigas, que são compostas de mercúrio.
As equpes foram dividias em sete regiões para facilitar o serviço. Segundo o diretor de Serviços Públicos da Seinfra, Rodolfo Leon Salinas, essa divisão reduz o custo da operação. “Além do planejamento das instalações e do gerenciamento das operações, a divisão em regiões reduz os gastos públicos e torna mais eficiente o trabalho dos eletricistas e supervisores”, disse.
Recentemente, a Seinfra, disponibilizou um número para que os cidadãos solicitem via o aplicativo WhatsApp as trocas de lâmpadas na cidade e outros serviços como operação tapa-buracos, limpeza ou reposição de tampas das bocas de lobo. Para entrar em contato, a população deve encaminhar uma mensagem de texto para (62) 98493-7229. Os serviços podem ser solicitados diariamente, 24 horas por dia, com o retorno em horário comercial.