Press "Enter" to skip to content

Prefeitura vacina quase 8 mil pessoas contra Influenza, durante a Semana Santa

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vacinou 7.994 pessoas, do período da tarde da última quarta-feira,5, quando começou a 25º Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, até este domingo,9. “Somente na quinta-feira, que foi ponto facultativo no município, quando tivemos vacinação até às 13h, foram aplicadas 3.980 doses”, destacou o titular da SMS, Durval Pedroso.

No lançamento oficial da campanha, ocorrido na manhã desta segunda-feira,10, no Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Craspi), no Setor Cidade Jardim, o secretário Durval Pedroso anunciou que, a partir de agora, Goiânia passa a ter 73 salas de vacina com funcionamento de segunda-feira à sexta-feira, das 8h às 17h.

“É que, a partir de hoje, o Craspi, que atende uma média de 3.500 idosos mensalmente, terá uma sala de vacina própria”, revelou Pedroso. A princípio, serão disponibilizadas na unidade as doses das campanhas contra Influenza e Covid-19, mas depois, como explicou o secretário, serão ofertadas todas as vacinas destinadas aos idosos.

Durval Pedroso lembrou ainda que, aos finais de semana e feriados, a vacinação ocorre no mesmo horário, no Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Ciams Urias Magalhães e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Doutor Domingos Viggiano, antigo Ciams Jardim América.

Até o momento, Goiânia já recebeu 150 mil doses da vacina contra a Influenza. A meta é imunizar pelo menos 90% do público-alvo. Em 2022, a cobertura vacinal no município ficou em 66,1%. “A Influenza é uma infecção viral aguda, altamente transmissível e que, na sua forma mais grave, pode levar a óbito, e a vacina tem o poder de produzir anticorpos que minimizam a carga viral e previne o surgimento de complicações que acometem, principalmente, esse público”, ressaltou.

Vacina

A vacina usada nesta campanha é composta por três tipos de cepas do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B). A dose da Influenza pode ser aplicada ao mesmo tempo que outras vacinas, inclusive junto da vacina contra a covid-19.

Contraindicação

Pessoas que apresentaram reações alérgicas aos componentes ou a dose anterior da vacina Influenza e crianças com menos de 6 meses não podem receber o imunizante.

Público-alvo

Pessoas com mais de 60 anos
Adolescentes em medidas socioeducativas
Caminhoneiros
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Forças Armadas
Forças de Segurança e Salvamento
Gestantes e puérperas
Pessoas com deficiência
Pessoas com comorbidades
População privada de liberdade
Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas
Professoras e professores
Profissionais de transporte coletivo
Profissionais portuários
Profissionais do Sistema de Privação de Liberdade
Trabalhadoras e trabalhadores da saúde

Locais de vacinação

Os locais de vacinação podem ser conferidos no portal do ImunizaGyn, disponível no link