Prefeitura vai usar drones para planejar o trânsito de Goiânia

A Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) vai adquirir dois drones e treinar 16 agentes de trânsito e engenheiros de tráfego para operá-los para auxiliar nas ações de engenharia na capital e também para que o Departamento de Trânsito acompanhe e elabore rotas em grande eventos, como shows e em obras como a do BRT, no Centro.

“Apesar da legislação prever o uso de drones para fiscalização de infrações, a SMM não utilizará os aparelhos para esta finalidade. Eles serão utilizados em ações mais científicas”, garantiu o diretor de Transportes da SMM, Jean Damas da Costa.

A principal utilização dos equipamentos se dará, segundo ele, em ações de engenharia, com a análise aérea de determinadas regiões de Goiânia onde o fluxo de veículos é intenso para definir que ações devem ser tomadas para melhoria do trânsito. Podem ocorrer alterações de tempo nos semáforos, alterações no sentido da via, análise de tempo dos pedestres nas faixas e a necessidade de uma ciclovia.

“Com as imagens dos drones temos como coletar as imagens, jogá-las em um software próprio que vai nos dar o mapa do calor, apontar as necessidades da região a partir da contagem de veículos, que hoje é demorada, feita manualmente, de baixo. Vai melhorar na tomada de decisão porque com o drone podemos ver o todo da região”, explica.

Os equipamentos estarão à disposição também do Departamento de Trânsito da SMM em grandes eventos, para auxiliar no planejamento do tráfego da região afetada, evitando congestionamentos, prevendo desvio de rotas e para acompanhar a própria operação desenvolvida durante o evento. Pode ainda auxiliar na definição de ações mais assertivas no trânsito onde ocorrem grandes obras, como na região Central, na obra do BRT.

O diretor de Transportes da SMM disse que todo processo deve demorar de três a quatro meses até começar a operar em Goiânia. Foi publicado o edital de tomada de preços na terça-feira, 26. Agora será feita estimativa de preço, cotação, solicitação de recursos e a publicação da licitação para a aquisição dos equipamentos e treinamento do pessoal que vai trabalhar com os drones.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos