Brasília tem sofrido fortes pressões para acelerar com a vacinação contra a Covid-19 e descer a faixa etária. No entanto, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicou em seu twitter:
“Infelizmente tem muita gente fazendo palanque em cima de uma situação que não é controlada pelo GDF. Prefiro optar pela transparência com todos vocês do que fazer falsas promessas”, escreveu.
O governador refere-se às doses de vacinas que chegam à capital. Elas são enviadas pelo Governo Federal e não adquiridas diretamente pelo DF. Os questionamentos surgiram após internautas reclamarem que a capital do país ainda está em uma faixa etária de imunização elevada em relação a outras localidades. O Maranhão, por exemplo, iniciou a vacinação de pessoas com mais de 29 anos nesta sexta.
Recebemos muitas perguntas nos últimos dias sobre a velocidade da vacinação e o estoque de doses. Então, preparamos essas #RespostasDiretas pra que a população não seja levada pela desinformação. #VacinaDF https://t.co/MnjEtz7Eny
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) June 11, 2021
Vacinação no DF
Na capital da República, a imunização para pessoas com 53 e 54 anos começará na segunda-feira (14/6).
O agendamento para essa faixa etária foi aberto nesta sexta-feira (11/6), às 14h. Segundo Ibaneis, serão disponibilizadas 49 mil doses para esse grupo. No total, há 70.646 pessoas da faixa etária que será contemplada com a imunização, mas 21 mil já foram vacinadas em outras etapas.