Preocupação de consumidores nos EUA aumenta após tarifas de Trump
Recuo foi de 11% neste mês, chegando a 57,9, mostrou uma leitura preliminar,
abaixo dos 64,7 registrados no mês passado
O impulso do presidente americano Donald Trump no aumento do sentimento do
consumidor se transformou em uma queda causada por ele.
Os americanos continuam preocupados com a escalada e a guerra comercial
aleatória de Trump, de acordo com a última pesquisa de consumidores da
Universidade de Michigan divulgada nesta sexta-feira (14).
O sentimento do consumidor caiu 11% neste mês, chegando a 57,9, mostrou uma
leitura preliminar, abaixo dos 64,7 registrados no mês passado, indicando o seu
nível mais baixo desde novembro de 2022. É um recuo acentuado em relação a
dezembro, após a eleição presidencial dos EUA, quando o sentimento havia subido
para seu nível mais alto em meses.
A implementação das tarifas há muito prometidas pelo governo Trump tem sido
irregular e controversa: no início deste mês, Trump impôs tarifas de 25% ao
México e ao Canadá, apenas para adiar essas taxas novamente após apelos de
líderes empresariais; então, depois que as tarifas dos EUA sobre importações de
aço e alumínio entraram em vigor na última quarta-feira (12), a União Europeia e
o Canadá responderam rapidamente com suas próprias tarifas.
Isso fez com que a incerteza se intensificasse nas últimas semanas, abalando
Wall Street e dificultando o planejamento futuro das empresas, de acordo com
pesquisas empresariais recentes. Também gerou temores de inflação.
As expectativas dos americanos para a inflação no próximo ano subiram de 4,3%
para 4,9% neste mês, o nível mais alto desde novembro de 2022 “e marcando três
meses consecutivos de aumentos expressivos de 0,5 ponto percentual ou mais”, de
acordo com um comunicado.
“Muitos consumidores citaram o alto nível de incerteza em torno de políticas e
outros fatores econômicos; oscilações frequentes nas políticas econômicas tornam
muito difícil para os consumidores planejarem o futuro, independentemente de
suas preferências políticas”, disse Joanne Hsu, diretora da pesquisa, em um
comunicado.
“Os consumidores de todas as três afiliações políticas concordam que a
perspectiva enfraqueceu desde fevereiro”, acrescentou ela.
A incerteza induzida pelas tarifas ocorre no momento em que a economia dos EUA
mostra alguns sinais de fraqueza — e ainda não se sabe se a situação vai piorar.
Em janeiro, os gastos do consumidor caíram pela primeira vez em quase dois anos,
com a queda na construção de casas. Executivos de grandes empresas como Target ,
Walmart e Delta Air Lines alertaram recentemente sobre os consumidores se
sentindo pressionados e possivelmente recuando este ano.
Uma previsão em tempo real do crescimento econômico do Federal Reserve Bank de
Atlanta, observada de perto, mostra que a economia está se contraindo em 2,4% no
trimestre atual.