Presépio ‘diferentão’: Artista baiano inclui foguete da SpaceX, Tesla Cybertruck e robôs em montagem tecnológica

Artista plástico baiano monta presépio ‘diferentão’ com foguete da SpaceX, Tesla Cybertruck e personagens vestidos de robôs

Ladário Brites mora em Salvador e monta presépios anualmente. Neste ano, a produção teve até música criada por inteligência artificial.

A montagem de presépios é uma tradição na época do Natal. Em grandes ou pequenos, o que se encontram normalmente são as imagens de Maria e José ao lado do menino Jesus, na manjedoura. Porém, neste Natal, o artista plástico Ladário Brites, de 65 anos, resolveu desconstruir a ideia tradicional de presépio e incluir elementos inspirados na tecnologia das empresas do bilionário Elon Musk.

Ladário é cristão e está acostumado a montar presépios “diferentões” na casa em que mora, em Salvador. Ele já criticou a violência policial em 2002, em um presépio onde o menino Jesus era baleado, e a vida nas favelas brasileiras em 2005. Neste ano, a ideia surgiu após o artista acompanhar as últimas invenções de Elon Musk, que envolvem empresas de trânsito espacial e de inteligência artificial. A produção conta até com música autoral feita com ajuda de inteligência artificial.

O presépio de Ladário conta com elementos das empresas de Elon Musk, como o foguete da SpaceX e carros luxuosos da Tesla. Os personagens vestidos como robôs, com exceção de Cristo, representam a possibilidade de substituição dos humanos por máquinas, mas mantêm a relevância do amor divino. Uma trilha sonora acompanha todas as cenas, com críticas às transformações provocadas pela tecnologia.

Na montagem de Ladário, a manjedoura é substituída pelo foguete da SpaceX, Elon Musk aparece saindo do foguete e os Reis Magos seguem em um ônibus autônomo da Tesla. A estrela de Belém é representada por um drone, José usa um chip de telepatia da Neuralink e os pastores se deslocam em um Tesla Cybertruck. O Papai Noel aparece com notas de dólares, simbolizando a comercialização da época natalina.

Por fim, Ladário Brites apresenta um presépio inovador, repleto de elementos tecnológicos e críticas sociais. Sua criatividade proporciona uma reflexão sobre o papel da tecnologia e da tradição nos tempos atuais, exaltando a importância do amor divino em meio às transformações da sociedade. Este presépio único representa a visão de um artista que busca expressar suas ideias, sentimentos e conhecimentos por meio de uma forma de arte tradicionalmente ligada à fé e à celebração do Natal.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp