Press "Enter" to skip to content

Presidenciáveis usam Facebook para buscar eleitorado feminino

Última atualização 22/09/2021 | 20:28

Foram feitos 3.540 anúncios para impulsionar posts das páginas dos candidatos a presidente, de acordo com a Biblioteca de Anúncios do Facebook

Presidenciáveis estão priorizando as mulheres ao fazer anúncios no Facebook. O percentual de eleitoras que não escolheram um candidato à Presidência atingiu o maior nível em 20 anos em 2018. O Facebook permite impulsionar posts para atingir apenas pessoas de determinadas idades, localidades, interesses e outros perfis. Entre os anúncios voltados para só um sexo, mais de 95% foi feito para mulheres e menos de 5% só a homens, mostra levantamento a partir de dados do Facebook.

Entre os dias 10 de setembro, a partir de quando os candidatos começaram a intensificar a campanha, e 1º de outubro, foram feitos 3.540 anúncios para impulsionar posts das páginas dos candidatos a presidente, de acordo com a Biblioteca de Anúncios do Facebook. Deste total, 502 foram destinado a apenas um dos sexos. Entre esses, 485 foram voltados só para mulheres (96,5%) e 17 só para homens (3,5%). Priorizar mulheres nos anúncios segmentados pode ser uma forma de falar com uma parte do eleitorado que ainda não decidiu o voto ou que pode mudá-lo.

Segundo pesquisa do Datafolha divulgada na terça-feira (2), 7% das mulheres ainda não sabem em quem votar para presidente. É mais que o dobro do índice de homens, de 3%. Já as intenções de voto “em branco/nulo/nenhum” é de 10% das mulheres e 6% dos homens. Veja abaixo o número de posts e quantos foram para público só de mulheres ou de homens, por candidato.

  • Alvaro Dias (Podemos) – 5 anúncios, nenhum segmentado por sexo
  • Cabo Daciolo (Patriota) – Não fez anúncios no período no Facebook
  • Ciro Gomes (PDT) – 477 anúncios, 1 só para mulheres e 2 só para homens
  • Eymael (DC) – Não fez anúncios no período no Facebook
  • Fernando Haddad (PT) – 640 anúncios, 202 só para mulheres, 0 só para homens
  • Geraldo Alckmin (PSDB) – 589 anúncios, 64 só para mulheres, 1 só para homens
  • Guilherme Boulos (PSOL) – 126 anúncios, 21 só para mulheres, 0 só para homens
  • Henrique Meirelles (MDB) – 1513 anúncios, 180 só para mulheres, 14 só para homens
  • Jair Bolsonaro (PSL) – Não fez anúncios no período no Facebook
  • João Amoêdo (Novo) – 89 anúncios, nenhum segmentado por sexo
  • João Goulart Filho (PPL) – 42 anúncios, 2 só para mulheres, 0 só para homens
  • Marina Silva (Rede) – 59 anúncios, 15 só para mulheres, 0 só para homens
  • Vera Lúcia (PSTU) – Não fez anúncios no período no Facebook