Presidente Bolsonaro apresenta boa evolução em recuperação pós-cirúrgica

presidente-bolsonaro-apresenta-boa-evolucao-em-recuperacao-pos-cirurgica

O presidente Bolsonaro tem apresentado uma boa evolução clínica após a cirurgia realizada para corrigir complicações no intestino. Segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (21), ele está internado no hospital DF Star, em Brasília, com pressão arterial controlada e sem febre. Desde o procedimento que durou 12 horas no último dia 13, o ex-presidente permanece na UTI, sem previsão de alta e sem receber visitas.

Durante o período entre domingo (20) e segunda-feira (21), os médicos retiraram os drenos do abdômen e realizaram a troca do curativo da incisão cirúrgica, que foi descrito como estando em excelente aspecto. Bolsonaro continua em jejum oral e recebendo nutrição parenteral exclusiva, além de intensificar a fisioterapia motora e medidas de reabilitação para acelerar sua recuperação.

A cirurgia foi necessária para tratar uma suboclusão intestinal, que é uma obstrução parcial do intestino causada por aderências decorrentes de cirurgias anteriores, após o atentado sofrido em 2018. O ex-presidente compartilhou em suas redes sociais uma foto onde aparece sem bandagens no tórax e com uma cicatriz visível, informando sobre a retirada do curativo na área dos pontos centrais e a limpeza na região abdominal.

Em vídeos divulgados ao longo da semana, Bolsonaro foi visto caminhando com auxílio de um andador e acompanhado pela equipe médica. Em outro momento, ele apareceu durante uma caminhada ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. A equipe médica ressalta a estabilidade clínica do presidente, sem dor, sangramentos ou outras complicações.

O cardiologista da equipe, Leandro Echenique, destacou que esta foi a sétima cirurgia feita no ex-presidente desde o atentado, sendo uma das mais complexas. Durante o procedimento, os médicos identificaram e corrigiram uma obstrução intestinal causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito intestinal. Apesar da complexidade, a equipe médica está otimista em relação à recuperação de Bolsonaro, que tem seguido as orientações médicas e intensificado as sessões de fisioterapia.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp