O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), discursou na abertura do ano legislativo, enfatizando a agenda de votações previstas para os próximos meses. Destacou a importância de avançar no debate sobre o fim da jornada de trabalho 6×1, buscando equilíbrio entre os interesses dos trabalhadores e empregadores. Diversos projetos de lei tramitam na Câmara e no Senado sobre a redução da jornada e o fim da escala 6×1.
Em dezembro, a subcomissão especial na Câmara aprovou a redução gradativa da jornada para 40 horas semanais, porém rejeitou o fim da escala 6×1. Já no Senado, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou o fim da escala 6×1 e a redução da jornada para 36 horas semanais, sem redução salarial. O governo considera esse tema uma prioridade para este ano.
O presidente da Câmara destacou ainda a possibilidade de o governo encaminhar um projeto próprio sobre o assunto, ressaltando a importância do diálogo com os presidentes da Casa. A ministra das Relações Institucionais confirmou a expectativa de aprovação no primeiro semestre. Motta também mencionou a regulação do trabalho por aplicativos como outro tema de interesse do governo.
A agenda legislativa começa com a votação da MP do Programa Gás do Povo, beneficiando famílias de baixa renda. Após o carnaval, a PEC da segurança pública e combate ao feminicídio serão prioridades. Hugo Motta ressaltou o compromisso da Casa com essa pauta, destacando a importância do combate ao feminicídio em parceria com os demais Poderes. Essas medidas são essenciais para preparar o Brasil para a nova economia baseada em tecnologia e inovação.



