Press "Enter" to skip to content

Presidente da Câmara dos Vereadores de Aparecida é indiciado por violência política contra parlamentar

Última atualização 21/03/2022 | 15:47

O presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (DEM), foi indiciado pela Polícia Civil (PC) por violência política contra a mulher, após ter cortado o microfone da parlamentar do município, Camila Rosa, durante uma discussão sobre as cotas de gênero nas eleições proporcionais. Segundo a delegada responsável pelo caso, Luíza Venerada, este foi o primeiro caso de violência política contra a mulher no estado de Goiás.

“No curso da investigação, a par dos elementos que obtive acesso, como termo de oitiva e os vídeos da discussão durante a sessão em que ocorreu o fato, entendi que o autor praticou o crime de violência política contra a mulher. Como é um crime novo, previsto no código eleitoral no ano passado, acredito que seja o primeiro caso no estado de indiciamento neste sentido”, explicou.

Para a delegada, esse tipo de crime não mais aceitável dentro do cenário político brasileiro. Para ela, o caso precisa ser julgado da forma correta, a fim de evitar que esse tipo de crime volte a acontecer. O inquérito, inclusive, será encaminhado para a Vara Eleitoral do Município de Aparecida de Goiânia.

“A vítima em questão é a única parlamentar da sua atual legislatura, de um total de 25 parlamentares, e corresponde apenas a uma das 5 mulheres vereadoras que foram eleitas desde 1966 no município de Aparecida de Goiânia. A inação do Estado repressor, no caso em análise, poderá contribuir para a continuidade da cultura de violência de gênero na política do nosso Estado. Não é mais aceitável que tais comportamentos tenham espaço no atual cenário político brasileiro”, concluiu.