O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu, nesta quinta-feira (30/10), a discussão sobre a obrigatoriedade de autoescolas na formação de motoristas com a nova modalidade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a fim de reduzir os custos para tirar a carteira nas categorias A e B. Motta destacou: ‘Compreendo como uma discussão necessária, principalmente no sentido de reduzir os custos para tirar a carteira nas categorias A e B, que pode chegar a R$ 5 mil. Além disso, milhões de brasileiros conduzem sem habilitação.’
Motta recebeu o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), na reunião de líderes, na manhã desta terça-feira (30/10). Durante o encontro, foi discutido o projeto que propõe que o candidato solicite a abertura do processo de forma digital, pelo aplicativo ou pelo site do Detran, ou presencialmente em um dos postos. Todo o andamento da solicitação poderá ser acompanhado pela internet, por meio do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).
As mudanças anunciadas pelo governo federal no processo de emissão da CNH têm sido duramente criticadas por empresas de autoescola, já que o texto autoriza a contratação de instrutores autônomos credenciados e libera que as aulas teóricas sejam online. A proposta visa modernizar e facilitar o acesso à CNH, tornando a obtenção mais ágil e econômica para os cidadãos. Hugo Motta enfatizou a importância de ampliar o debate e buscar soluções para tornar o processo de habilitação mais acessível e eficiente para os brasileiros.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou a importância de modernizar os procedimentos para emissão da CNH, visando facilitar a vida dos cidadãos e contribuir para a segurança no trânsito. A proposta de uma nova CNH busca simplificar os trâmites e reduzir os custos, beneficiando milhares de brasileiros que almejam obter sua habilitação para dirigir de forma legal e responsável. A discussão sobre a nova modalidade da CNH continuará sendo debatida entre autoridades e profissionais do setor, visando alcançar uma solução que atenda às necessidades da população e ao mesmo tempo garanta maior segurança nas vias públicas.




