Presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, comenta carta de Ronaldo e mudanças no processo eleitoral

presidente-da-cbf2C-ednaldo-rodrigues2C-comenta-carta-de-ronaldo-e-mudancas-no-processo-eleitoral

Ednaldo Rodrigues, atual presidente da CBF, fez declarações sobre a carta enviada por Ronaldo com pedidos em relação ao processo eleitoral que definirá o próximo dirigente da entidade máxima do futebol brasileiro. A declaração foi dada após a participação de Ednaldo em uma reunião do Conselho da Conmebol que ocorreu no Rio de Janeiro.

O ex-jogador Ronaldo, que pretende concorrer à presidência da CBF, solicitou na carta que a eleição seja marcada com pelo menos um mês de antecedência. O documento também destaca a necessidade de mais transparência e supervisão por parte da Conmebol e da Fifa no processo eleitoral. Essa postura de Ronaldo gerou discussões e o presidente da CBF se manifestou respeitando o atleta.

Ednaldo afirmou que a sucessão presidencial na CBF ainda não foi debatida pela entidade. Ele destacou que qualquer pessoa que atenda aos requisitos do estatuto, das regras e da lei, incluindo ex-atletas como Ronaldo, Romário ou Edílson, pode se candidatar. O presidente da CBF salientou a importância de atender aos pré-requisitos estabelecidos pela Conmebol e pela Fifa para participar da eleição.

Além disso, Ednaldo mencionou que a CBF promoveu mudanças para tornar o processo eleitoral mais democrático e transparente. Reduziram-se o número mínimo de federações necessárias para apoiar uma candidatura presidencial, visando estimular um debate plural sobre o que é mais benéfico para o futebol brasileiro. A diversidade de opiniões é vista como salutar para o desenvolvimento do esporte.

Na reunião do Conselho da Conmebol, Ednaldo Rodrigues participou de discussões sobre questões comerciais relacionadas às competições de futebol e aos calendários do futebol masculino e feminino. O tema das eliminatórias da Copa de 2030 foi adiado para um congresso em maio, enquanto a definição da sede da final da Libertadores 2025 envolve disputas entre Brasília, Montevidéu e Lima. A reunião contou com a presença de representantes das confederações sul-americanas e da Conmebol junto à Fifa.

Em meio a essas discussões e movimentações no cenário futebolístico, Ednaldo Rodrigues reforçou o compromisso da CBF em buscar uma atuação transparente e democrática, que promova o debate e a participação de diversos atores interessados no desenvolvimento do futebol nacional e sul-americano. A aguardar os desdobramentos dessas questões nos próximos meses.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp