Presidente da CBF promete novo calendário para 2026 em 60 dias: Redução de estaduais e mais qualidade nos jogos

presidente-da-cbf-promete-novo-calendario-para-2026-em-60-dias3A-reducao-de-estaduais-e-mais-qualidade-nos-jogos

Com mudanças, presidente da CBF promete anunciar calendário para 2026 em 60 dias: “É necessário”
Samir Xaud deve cumprir promessa de reduzir campeonatos estaduais para 11 datas
Rodrigo Coutinho analisa confrontos das quartas: “Já é a Copa do Brasil dos clássicos”

O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou na manhã desta terça-feira, após o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil, que vai divulgar o calendário do futebol brasileiro para 2026 dentro de 60 dias. A entidade enxerga como necessário fazer mudanças no apertado cronograma de jogos no país. “Na verdade, dentro de 60 dias a gente anuncia. Eles vêm em reformulação do calendário nacional do futebol brasileiro. É necessário, é devido. E a nossa equipe técnica está trabalhando para ajustar da melhor forma possível o calendário de 2026”, disse o presidente.

A tendência é que Samir Xaud cumpra a promessa feita em maio de reduzir os campeonatos estaduais, que atualmente chegam a 15 e 16 datas, para 11 datas a partir do ano que vem. Em 2026, o calendário também será paralisado no meio do ano para a disputa da Copa do Mundo, entre junho e julho. Essa paralisação pode se repetir também nos anos seguintes. Em 2027, por exemplo, haverá a Copa do Mundo feminina de seleções, que será disputada no Brasil.

Com as possíveis mudanças no calendário do futebol brasileiro, a expectativa é de que haja uma maior organização e menos desgaste para os clubes e jogadores. Além disso, a redução dos campeonatos estaduais para um período mais curto pode trazer mais qualidade e competitividade às competições, já que os times terão menos desgaste físico ao longo da temporada.

A análise de Rodrigo Coutinho sobre os confrontos das quartas de final da Copa do Brasil ressalta a importância desses jogos, destacando que já é a “Copa do Brasil dos clássicos”. Com as mudanças prometidas pelo presidente da CBF, a tendência é que o futebol brasileiro passe por uma reestruturação que visa beneficiar não só os clubes, mas também os torcedores e amantes do esporte em geral. É necessário aguardar os próximos passos e novidades que serão divulgadas nos próximos 60 dias.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp