Press "Enter" to skip to content

Presidente da Comurg renúncia cargo após operação contra corrupção na Prefeitura de Goiânia

Última atualização 21/03/2024 | 09:48

O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, renunciou ao cargo após ser afastado pelo prefeito Rogério Cruz. Ele foi alvo da operação que investiga esquema de corrupção em órgãos da Prefeitura de Goiânia.

Em nota, a companhia informou que Alisson Borges quer disputar as eleições neste e, por isso, já pretendia deixar o cargo até 6 de abril. A Comurg informou ainda que colabora com as investigações da Polícia Civil e contribui com o acesso das equipes a todos os documentos necessários.

Investigação

Alisson Borges foi alvo da operação que investiga empresas e funcionários públicos que se uniram para vencer licitações promovidas pelos órgãos investigados, que eram ofertadas em concursos realizados em forma de pregão eletrônico. A Polícia Civil de Goiás (PCGO) identificou supostas fraudes em cinco licitações, onde os investigados supostamente se uniram para vencer os lotes de maior valor, excluindo assim os outros concorrentes. A atitude cometida por eles se trata de um crime com nome de “mergulho de preço”.

Segundo a corporação, 10 contratos em favor dos investigados foram gerados a partir de cinco licitações com suspeita de fraude. Mais de R$ 50 milhões foram recebidos por meio dos contratos, que consistiam em fornecer materiais para construção de recapeamento da malha asfáltica. A investigação apontou ainda que as empresas vencedoras para o fornecimento de emulsão asfáltica não possuíam autorização da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para comercializar o produto.

Foram contribuídos 32 mandados de busca e apreensão no Paço Municipal, em empresas e em residências de servidores. Na casa de Alisson Borges a polícia encontrou cerca de R$ 431 Mil em dois sacos transparentes com dinheiro em espécie.

Além do presidente da Comurg, a polícia também investiga  Denes Pereira Alves, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e ex-secretário municipal de Administração, o qual acumulou os referidos cargos até o final do ano passado; Edimar Ferreira da Silva, diretor de urbanismo da Comurg; Adriano Renato Gouveia, diretor administrativo financeiro da Comurg; Luan Deodato Machado Alves, presidente da agência municipal do Meio Ambiente (Amma).