Presidente da Coreia do Sul escapa de impeachment após decretar lei marcial

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, é alvo de um processo de impeachment após decretar lei marcial no país. No entanto, ele escapou de um pedido de impeachment neste sábado (7/12), após parlamentares governistas barrarem a votação. A permanência do líder do Executivo é questionada pela oposição diante da declaração de lei marcial no país feita por ele.

Segundo informações da mídia local, parlamentares aliados se recusaram a votar o pedido de impeachment na sexta-feira. Representantes do partido People Power Party, o mesmo do presidente, chegaram a abandonar a votação na Assembleia Nacional, o que inviabilizou a apreciação da matéria. A oposição, no entanto, não desistiu do impeachment e já tem novos pedidos protocolados.

Yoon Suk Yeol decretou a lei marcial na Coreia do Sul alegando que seu governo precisava “limpar elementos pró-Coreia do Norte” do país. Com a decisão, militares e autoridades policiais foram enviados à Assembleia Nacional local e chegaram a entrar em confronto com manifestantes. Após pressão do Parlamento e dos manifestantes, a medida foi revogada.

Apesar de ter escapado do impeachment neste momento, a situação do presidente Sul-coreano continua delicada. Isso porque novos pedidos para tirar Yoon Suk Yeol do poder estão em vista, uma vez que a oposição não está disposta a desistir do processo. A revogação da lei marcial e as desculpas emitidas pelo presidente não foram suficientes para acalmar a insatisfação.

O Parlamento do país derrubou, em votação unânime, a decisão de Yoon Suk Yeol. Na sexta-feira (6/12), o presidente pediu desculpas por ter imposto a lei marcial. A polêmica em torno da declaração de lei marcial e do processo de impeachment continua a ser um ponto central na política Sul-coreana, com a população dividida sobre o destino do presidente Yoon Suk Yeol.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Carlinhos Maia é denunciado ao MPF por transfobia contra Liniker: repercussão e debate sobre respeito LGBTQIA+

Carlinhos Maia é denunciado ao Ministério Público Federal por transfobia contra Liniker, cantora brasileira e integrante da comunidade LGBTQIA+. O influencer fez uma piada ao trocar o pronome de tratamento ao se referir a Liniker em seus stories no Instagram. A atitude de Carlinhos Maia gerou revolta entre seus seguidores e ele se pronunciou sobre o caso, mas pode enfrentar problemas legais devido à denúncia de transfobia.

A denúncia foi feita por dois órgãos de defesa da comunidade LGBTQIA+ do Nordeste e está sendo investigada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). A informação foi divulgada pelo colunista Gabriel Vaquer, do F5. A atitude de Carlinhos Maia ganhou repercussão nas redes sociais e levantou discussões sobre respeito e discriminação.

Após a polêmica, Carlinhos Maia explicou que a “brincadeira” foi motivada pelo fato de estar embriagado e que sempre compartilha músicas de Liniker em suas redes sociais. No entanto, suas justificativas não foram bem recebidas pela comunidade LGBTQIA+, e o influencer recebeu críticas por suas atitudes. Ele também fez um comentário ácido direcionado à comunidade, o que aumentou a controvérsia em torno do caso.

Carlinhos Maia estava na Lapônia, na Escandinávia, quando fez a piada com o pronome de Liniker. Ele mencionou a cantora ao colocar uma de suas músicas em seus stories, mas fez uma referência equivocada ao pronome a ser utilizado. A atitude foi considerada desrespeitosa e gerou grande repercussão nas redes sociais.

A polêmica envolvendo Carlinhos Maia e Liniker levantou debates sobre transfobia, respeito e discriminação. A atitude do influencer foi duramente criticada pelos órgãos de defesa da comunidade LGBTQIA+ e pela sociedade em geral. A repercussão do caso evidencia a importância do respeito e da igualdade de tratamento a todos, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Para ficar por dentro de todas as novidades do universo dos famosos e do entretenimento, siga o perfil DE Fun no Instagram. Acompanhe as últimas notícias, polêmicas e tendências do mundo das celebridades. Esteja sempre atualizado sobre o que está acontecendo no universo do entretenimento, da moda e da cultura pop. Siga DE Fun e não perca nenhum detalhe!

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp