Press "Enter" to skip to content

Presidente da FAEG faz balanço de 2018 e apresenta perspectivas para agricultura em 2019

Última atualização 20/12/2018 | 12:15

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) realizou na manhã desta quinta-feira (20), um café da manhã e uma coletiva para os veículos de comunicação do Estado para apresentar o balanço das atividades desenvolvidas em 2018 e quais as perspectivas da Instituição para 2019.

Segundo o presidente da FAEG, José Mário Schreiner, produtores rurais em Goiás e em todo Brasil, encerraram o ano mal e perderam renda, devido ao endividamento com instituições financeiras, fornecedores e outros setores.

De acordo com o presidente, os índices de endividamento no setor rural têm crescido e em 2018 ele cresceu muito. Isso gera uma preocupação latente da Instituição com esses produtores.

José Mario afirma que duas palavras estão definidas para a FAEG em 2019: desafio e confiança.

Desafios por segundo o presidente, o setor não é uma ilha, ele depende da situação econômica interna do País, bem como de aspectos diplomáticos externos, como o Brexit, as tensões políticas no Oriente Médio e as relações exteriores que o novo governo brasileiro terá com países importantes para a exportação de produtos do Brasil, como China e Japão.

Além desses aspectos, José Mário aponta como desafios, as Reformas (da Previdência, Política e Trabalhista) que o País necessita para a retomada do crescimento.

Já a confiança, de acordo com o presidente, de retornar ao setor privado de produção para que ele consiga avançar fomentando a geração de emprego e renda e, consequentemente melhorando o consumo das famílias.