Presidente da Império de Casa Verde é preso em operação contra o PCC em SP

presidente-da-imperio-de-casa-verde-e-preso-em-operacao-contra-o-pcc-em-sp

Uma operação realizada pela FICCO-SP (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em São Paulo) nesta terça-feira (23) tem como alvo uma organização criminosa transnacional especializada em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. Um dos principais investigados é Alexandre Constantino Furtado, presidente da Império de Casa Verde e vice-presidente da Liga-SP, apontado como membro do PCC (Primeiro Comando da Capital), que foi preso pela Polícia Federal em São Paulo.

Os mandados estão sendo cumpridos em diversos locais, incluindo a sede da Império de Casa Verde, na zona Norte de São Paulo. Segundo informações obtidas pela CNN, Alexandre é suspeito de liderar as negociações para enviar drogas para a Europa. A escola de samba funcionava como base de operações, onde ele se encontrava com ‘clientes’ e contatos. Apesar do investimento financeiro de Alexandre na escola, não foram encontradas evidências de lavagem de dinheiro ligadas à instituição.

A operação busca cumprir 22 mandados de prisão preventiva e 40 de busca e apreensão em diversos estados, incluindo São Paulo, Pará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás. As investigações tiveram início após a apreensão de 458 kg de cocaína no Porto de Vila do Conde, em fevereiro de 2021. A carga estava escondida em um carregamento de quartzo com destino à Holanda.

A ação policial revelou a estrutura logística da organização criminosa, bem como seus métodos de lavagem de dinheiro, que envolviam empresas fictícias e investimentos em setores formais, como restaurantes e serviços diversos. A FICCO-SP, formada pela Polícia Federal, SSP/SP, SAP/SP e SENAPPEN, está conduzindo a operação para desarticular essa rede criminosa internacional.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp