Presidente da Ucrânia considera renunciar pela paz em troca da adesão à Otan

presidente-da-ucrania-considera-renunciar-pela-paz-em-troca-da-adesao-a-otan

Zelensky afirma que renunciaria à presidência pela “paz” na Ucrânia

O presidente afirmou que renunciaria imediatamente e desistiria de entrar na Otan se isso garantir a paz. A afirmação aconteceu em coletiva

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou em uma coletiva de imprensa neste domingo (23/2) que estaria disposto a renunciar ao cargo em troca de uma paz duradoura para país.

> “Se isso trouxer paz para a Ucrânia, se realmente precisarem que eu deixe o meu posto, estou pronto. Posso trocar isso pela adesão à Otan”, informou Zelensky durante a coletiva em Kyiv.

O presidente afirmou que, se essas condições de fato existirem, ele renunciaria imediatamente e que faria “feliz” se fosse pela paz da Ucrânia.

O anúncio ocorre um dia antes do terceiro aniversário da guerra, que começou em 24 de fevereiro de 2022. Mais cedo, o Zelensky havia afirmado ter ocorrido um ataque massivo de drones vindo da Rússia.

O ucraniano também informou que seu país está avançando em um acordo de recursos com os Estados Unidos. O presidente contou que as autoridades ucranianas e norte-americanas estão discutindo um acordo sobre minerais essenciais da Ucrânia, segundo a imprensa internacional.

Receba notícias do DE no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp