Presidente de LaLiga critica Real Madrid em debate sobre calendário; saiba mais

presidente-de-laliga-critica-real-madrid-em-debate-sobre-calendario3B-saiba-mais

Presidente de LaLiga rebate Real Madrid em discussão sobre calendário; entenda

Após clube dizer que não jogará mais sem ter descanso de pelo menos 72 horas, Javier Tebas relata que pedido da própria diretoria do Real impedirá cumprimento de promessa

Atlético de Madrid 1 (2) x (4) 0 Real Madrid | Melhores momentos | Champions League [https://s01.video.glbimg.com/x240/13416456.jpg]

Atlético de Madrid 1 (2) x (4) 0 Real Madrid | Melhores momentos | Champions League

Depois de o Real Madrid [https://ge.globoesporte.globo.com/equipe/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/real-madrid.html] declarar que “nunca mais” disputará uma partida sem ter pelo menos 72 horas de descanso antes, o presidente de LaLiga veio a público para rebater o clube e dizer que a próxima partida do time na competição não permitirá o descanso desejado. Javier Tebas usou as redes sociais para defender a liga e indicou que o próprio Real pediu para modificar o horário do duelo contra o Leganés, na volta da Data Fifa – o que acarretará em um intervalo mais curto antes do duelo contra a Real Sociedad, pela Copa do Rei.

De acordo com Tebas, o diretor institucional do clube, Emilio Butragueño, pediu que o jogo marcado para o dia 29 de abril passasse das 16h15 para as 21h (horário local), para que os jogadores que retornassem das seleções nacionais pudessem ter mais tempo de descanso antes de entrarem em campo. Porém, isso diminuiu o intervalo entre o fim do confronto contra Leganés, por LaLiga, e a semifinal da Copa do Rei, na terça, às 21h30.

– Carlo, claro que Emilio te contou que LaLiga tinha colocado o jogo contra o Leganés, da próxima rodada, no sábado às 16h15 para dar a vocês mais descanso antes da semifinal contra a Real Sociedad. Mas Emilio pediu ao diretor de competições de LaLiga para mudá-lo para as 21h – certamente com seu conhecimento e autorização, imagino – para beneficiar os que vêm da Data Fifa. E agora restam menos de 72 horas entre o apito final do jogo de sábado e o início da semifinal de terça. Que se classifique o melhor para a final! Saudações – escreveu Tebas em seu perfil.

Presidente de LaLiga rebate o Real Madrid em discussão por calendário — Foto: Reprodução

No sábado, através de sua emissora oficial, o Real Madrid declarou que “nunca mais” irá disputar um jogo sem ter 72 horas de descanso em relação à partida anterior. E o clube espanhol prometeu ir à Fifa para garantir isso. A RMTV ainda informou que o clube solicitou à liga espanhola o adiamento do confronto para o domingo.

Após a vitória por 2 a 1 no Estádio El Madrigal, o treinador Carlo Ancelotti e o goleiro Courtois, um dos grandes destaques ao lado de Mbappé, subiram o tom contra a LaLiga.

– É a última vez que vamos jogar uma partida com menos de 72 horas de descanso, nunca mais vamos jogar. Pedimos à LaLiga mudar duas vezes o horário do jogo e nada aconteceu, mas esta foi a última vez – protestou Ancelotti.

– Não queremos desculpas. Estou feliz de poder falar e dizer que não perdemos apesar da falta de descanso. Não é normal jogar 120 minutos na quarta-feira, incluindo pênaltis, com todo esse desgaste, e depois jogar às 18h30 (horário local) de hoje. Entendo que a LaLiga não goste de colocar os três grandes no mesmo dia, mas às vezes é isso que é preciso, e o primeiro-ministro faz isso com frequência. Acho que foi uma falta de respeito com a nossa equipe. Podemos sair com alguém lesionado por falta de descanso – reclamou Courtois, emendando:

– Você poderia jogar no domingo, um super domingo, como na Inglaterra. Que o Madrid jogue primeiro e depois o Atlético e o Barcelona também é bom para a TV, mas às vezes outros interesses entram em jogo.

Courtois pegou muito em Villarreal x Real Madrid — Foto: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

No dia anterior, o técnico Carlo Ancelotti já havia reclamado abertamente sobre isso, durante a entrevista coletiva de véspera. O Real Madrid só teve 66 horas de descanso entre a segunda partida contra o Atlético de Madrid, pelas oitavas de final da Champions League (que ainda foi para a prorrogação e depois pênaltis), e esse embate contra o Villarreal.

O Real Madrid alcançou 47 jogos nesta temporada, em todas as competições: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e Intercontinental. O time já ganhou dois títulos e ainda pode faturar outros três em 2024/25.

Desses 47 jogos oficiais, 21 foram neste ano de 2025. Logo, o Real jogou 44% de seus compromissos nesta temporada de janeiro até hoje (dois meses e meio), contra 55% de agosto a dezembro de 2024 (cinco meses).

O Real Madrid é vice-líder do Campeonato Espanhol, com os mesmos 57 pontos que o Barcelona, mas com um jogo a mais e pior saldo de gols. O Atlético de Madrid vem logo atrás, com 56. O Villarreal é o quinto colocado na tabela de classificação, com 44.

✅Siga o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp