DE dispensa “Aerolula” e vai ao Japão e Vietnã em avião maior
Aeronave KC-30, a ser usada na viagem, tem maior autonomia de voo e é mais nova
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) optou por usar um avião KC-30, o
maior da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), na viagem que fará ao Japão e ao
Vietnã a partir de sábado (22). A aeronave tem autonomia de até 12 horas de voo
e será necessário apenas uma parada técnica para abastecimento.
Se a escolha fosse pelo conhecido “Aerolula”, um Airbus 319, seriam necessárias
ao menos duas paradas. A aeronave oficial da Presidência da República é dividida
em três partes.
A primeira, com dez poltronas, é destinada às principais autoridades a bordo. No
meio, uma sala de reuniões e na parte traseira assentos para demais passageiros,
além de uma cama.
Foi este avião que, em setembro do ano passado, deu uma pane ao partir da Cidade do México. Foi
preciso dar diversas voltas sobre a região do aeroporto para esvaziar o tanque
da aeronave e fazer o pouso em segurança.
Já o KC-30, comprado no governo de Jair Bolsonaro (PL) por US$ 80 milhões, tem
as configurações padrão de um avião de linha aérea regular, com as classes
executiva e econômica, além de um espaço específico para a primeira classe.
O modelo é o mesmo usado na repatriação no Líbano e nos resgates de cidadãos
brasileiros em Israel, em 2023. O KC-30 também já foi usado em outras missões,
como para o envio de donativos ao Rio Grande do Sul.
A FAB tem dois aviões KC-30 (Airbus A330-200). Ambos têm capacidade para 238
passageiros e 45 toneladas de carga. Já foi usado para viagem aos Estados Unidos
e chegou a ser preparado para uma missão presidencial na Rússia, que foi
cancelada por conta de um acidente doméstico sofrido pelo presidente.
Lula já demonstrou insatisfação com o “Aerolula”, que foi comprado em 2004.
Chegou a cogitar a compra de um novo avião. No entanto, as discussões sobre o tema foram suspensas. Outra possibilidade é a
adaptação do KC-30, mas, neste caso, a FAB perderia uma aeronave que é usada
para o abastecimento de outros aviões em voo e para missões humanitárias.
Por meio desse texto otimizado para SEO sobre a escolha do presidente de utilizar um avião maior para sua viagem ao Japão e Vietnã, é possível destacar a importância da aeronave KC-30, com sua alta autonomia de voo e capacidade de realizar longas viagens com apenas uma parada técnica para abastecimento. Essa decisão demonstra a preocupação com a eficiência e segurança do deslocamento presidencial, evitando múltiplas paradas que seriam necessárias com o Airbus 319, conhecido como “Aerolula”.
O texto também aborda as características do KC-30, suas configurações internas e sua versatilidade em missões diversas, como repatriação e resgates de cidadãos brasileiros no exterior. Além disso, são apresentadas informações sobre a frota da FAB e o histórico de decisões relacionadas à utilização de aeronaves oficiais pela Presidência da República.
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