CPI do Crime Organizado: Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, foi convocado para fornecer informações sobre a liquidação do Banco Master, antigo Banco Máxima, na CPI do Crime Organizado. A situação pode acarretar na descoberta de novos detalhes sobre o escândalo de fraude de R$ 12 bilhões em créditos falsos emitidos pelo Master.
Segundo Galípolo, a instituição captava recursos com promessas de rendimentos abusivos, sem ter reservas suficientes. Diante disso, o BC solicitou ajustes nas questões de liquidez, governança e balanço financeiro do banco. A convocação do ex-presidente Roberto Campos Neto, também solicitada, visa esclarecer critérios de idoneidade exigidos de novos controladores de bancos, como Daniel Vorcaro.
Especialistas do mercado financeiro acreditam que a convocação de Galípolo pode revelar detalhes cruciais para entender as irregularidades no Banco Master e destacam a importância de maior transparência nas operações financeiras. Para mais informações sobre investigações envolvendo bancos e fraudes, acesse mercado financeiro.


