Presidente do Brasil rejeita projeto de lei que reduziria pena de Jair Bolsonaro

presidente-do-brasil-rejeita-projeto-de-lei-que-reduziria-pena-de-jair-bolsonaro

Luiz Inacio Lula da Silva, presidente do Brasil, rejeitou na quinta-feira, por veto, um projeto de lei aprovado pelo Congresso que reduziria significativamente a pena de 27 anos de prisão imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe, informa a Reuters, segundo o mediafax.ro. O projeto de lei, aprovado pelo Congresso brasileiro em dezembro e apoiado pela maioria conservadora, previa a redução da pena de Jair Bolsonaro de 27 anos de prisão para cerca de dois anos e quatro meses.

Em setembro, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão por uma tentativa de golpe após a derrota nas eleições presidenciais do outono de 2022. Ele começou a cumprir sua pena em novembro. Em janeiro de 2023, os apoiadores do ex-presidente invadiram várias instituições do estado, em um evento comparado ao ataque ao Capitólio dos Estados Unidos em janeiro de 2021, quando o presidente Trump perdeu as eleições. Cerca de 2.000 pessoas foram presas após os eventos e muitas foram posteriormente condenadas pela Suprema Corte do Brasil.

Desde dezembro, o presidente Lula anunciou que vetaria a lei. ‘Com todo respeito devido ao Congresso, quando chegar até mim (a lei), eu vou vetar. Tenho o direito de vetar e eles têm o direito de anular meu veto ou não’, afirmou o chefe de Estado no mês passado.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp