Com férias de Zema, vice e presidente da ALMG, presidente do TJMG assume governo
A mudança ocorreu porque o governador Romeu Zema está de férias desde sábado (26). O vice-governador, Mateus Simões, também está fora do país. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Leite, encontra-se em recesso.
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, assumiu interinamente o cargo de governador do Estado. A mudança ocorre porque o governador Romeu Zema está de férias desde sábado (26), cumprindo agenda pessoal. Segundo a assessoria do governo de Minas, o vice-governador, Mateus Simões, também está fora do país, nos Estados Unidos, onde participa de um curso sobre governo digital. O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Leite (MDB), encontra-se em período de recesso.
A substituição segue o que determina o artigo 87 da Constituição do Estado, que prevê que, na ausência do governador e do vice, o presidente da ALMG assume o cargo. Caso ele também esteja impedido, a função é transferida ao presidente do TJMG.
De acordo com a assessoria de Zema, a previsão é que o governador esteja de volta nesta quarta-feira (29), quando deverá se reunir com representantes do setor produtivo para discutir o tarifaço dos Estados Unidos imposto ao Brasil. A nova taxa de 50%, definida por Donald Trump aos produtos brasileiros, entra em vigor em 1º de agosto.
Luiz Carlos Correa Junior é o 11º presidente do Tribunal de Justiça mineiro a ocupar temporariamente o cargo de governador. De acordo com o TJMG, a lista de desembargadores que já passaram pela função inclui nomes como: Nísio Baptista de Oliveira (1945-1946), José Norberto Vaz de Melo (1994), Márcio Aristeu Monteiro de Barros (1996), Hugo Bengtsson Júnior (2006), Cláudio Renato dos Santos Costa (2010), Joaquim Herculano Rodrigues (2013), Pedro Bitencourt Marcondes (2015), Herbert Carneiro (2017), Nelson Missias de Morais (2018), José Arthur de Carvalho Pereira Filho (2023).