Presidente Lula escolhe Wellington César como Ministro da Justiça: advogado-geral da Petrobras assume cargo vacante

presidente-lula-escolhe-wellington-cesar-como-ministro-da-justica3A-advogado-geral-da-petrobras-assume-cargo-vacante

Lula escolhe Wellington César Lima e Silva, advogado-geral da Petrobras, para o Ministério da Justiça

Wellington César foi ministro da Justiça de Dilma Rousseff por um breve período e era aposta da bancada da Bahia para assumir a vaga de Ricardo Lewandowski no ministério.

Wellington César Lima e Silva, novo Ministro da Justiça, durante cerimônia de nomeação no Palácio do Planalto, em Brasília — Foto: Andressa Anholete/AFP

O presidente Lula disse a interlocutores que escolheu o advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, para assumir a cadeira de Ricardo Lewandowski, que deixou o Ministério da Justiça e Segurança Pública na semana passada.

Wellington César foi ao Palácio do Planalto para conversar com o presidente na tarde desta terça-feira (13). O anúncio oficializando o nome deve ocorrer nas próximas horas.

Wellington César Lima e Silva já foi, por um breve período, ministro da Justiça de Dilma Rousseff e secretário de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, entre 2023 e julho do ano passado, quando assumiu a advocacia-geral da Petrobras.

Wellington Cesar foi indicado procurador-geral da Justiça na Bahia pelo ex-governador Jaques Wagner, quando teve forte atuação no combate ao crime organizado.

Desde a saída de Lewandowski, a bancada da Bahia patrocinava o nome de Wellington César Lima e Silva para a vaga. Wellington César tinha apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de Jaques Wagner, muito próximos de Lula. Ele foi cotado para o STF, antes de Lula escolher Jorge Messias para a vaga de Luís Roberto Barroso.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp