Presidente Lula não brindou com champanhe em barco na COP30, imagem é falsa e gerada por inteligência artificial do Google. Confira!

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Circula nas redes sociais uma imagem que supostamente mostra o presidente Lula brindando com champanhe em um barco na COP30. Porém, é importante ressaltar que essa cena é completamente falsa e foi criada com o uso da inteligência artificial do Google. A ferramenta de detecção de IA apontou que a imagem foi produzida com esse recurso, o que confirma que se trata de uma manipulação.

A publicação em questão foi divulgada no Facebook com a legenda “COP30. Painho odeia os ricos”. Na imagem, Lula aparece sentado em um sofá de luxo dentro de um barco, segurando uma taça e brindando com uma mulher, enquanto ao lado há um balde de gelo com espumante. Além disso, a cena conta com a presença de quatro “seguranças”. É importante frisar que esse conteúdo falso viralizou às vésperas da COP30, que é um evento de extrema importância.

A sigla COP se refere à “Conference of Parties”, que em português significa Conferência das Partes. Trata-se de uma conferência sobre o clima promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, a imagem que circula nas redes sociais e que mostra Lula em uma situação inverídica é totalmente enganosa e não condiz com a realidade dos fatos.

O Fato ou Fake submeteu o vídeo ao SynthID Detector, uma ferramenta do Google que identifica conteúdos produzidos com inteligência artificial da empresa. O resultado da análise apontou que a imagem em questão foi feita com IA do Google. Essa tecnologia consegue verificar uma marca d’água aplicada em vídeos, imagens, áudio ou texto sintéticos, sendo capaz de rastrear produções falsas.

Ao ser questionada pela assessoria de imprensa da Presidência, foi confirmado que a imagem é falsa e que o conteúdo foi manipulado com o objetivo de desinformar a população e enfraquecer instituições. Portanto, é essencial ter cautela ao compartilhar esse tipo de conteúdo nas redes sociais, sempre verificando a veracidade das informações antes de propagá-las. Não acredite em tudo que é compartilhado online, pois nem sempre o que parece real é de fato verdadeiro.

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