O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pede para brasileiros refletirem sobre como tratam as mulheres e defende o combate ao feminicídio, em um pronunciamento anual do Dia da Mulher, feito na noite deste sábado (7), em transmissão para todo o Brasil.
Nesta semana, os Três Poderes da República assinaram no Palácio do Planalto o “Pacto Nacional Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio”. A proposta do governo é criar uma frente ampla nacional de combate aos crimes que vem aumentando a cada ano.
O pacto, batizado com o lema “Todos Por Todas”, tem como eixos principais a prevenção, a proteção, a responsabilização de agressores e a garantia de direitos para mulheres vítimas de violência de gênero.
Três Poderes lançam pacto contra o feminicídio
Apesar de o anúncio do pacto contar com diretrizes iniciais, o governo ainda não apresentou detalhes práticos sobre a execução das políticas de enfrentamento ao feminicídio. O lançamento ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e de autoridades de todos os Poderes.
A iniciativa uniu Executivo, Legislativo e Judiciário em um compromisso institucional para enfrentar a violência letal contra mulheres e meninas no Brasil.
PACTO CONTRA O FEMINICÍDIO
O presidente Lula destacou a importância do pacto, afirmando: “Quando uma mulher é violentada, é o Brasil que sangra. E nós não aceitaremos mais sangrar em silêncio”.
O Brasil está diante de um desafio crucial na luta pela igualdade de gênero e proteção das mulheres. A violência baseada em gênero é uma realidade que persiste no país, e o pacto representa um esforço conjunto para mudar esse cenário.
Com a assinatura do pacto, espera-se que novas políticas e ações sejam implementadas para combater efetivamente o feminicídio e garantir a segurança e os direitos das mulheres brasileiras.




