Presidente Lula recebe João Lourenço, presidente de Angola, no Palácio do Planalto

presidente-lula-recebe-joao-lourenco2C-presidente-de-angola2C-no-palacio-do-planalto

Lula recebe presidente de Angola no Palácio do Planalto

João Lourenço está no Brasil para uma visita de Estado. Uma das linhas da política externa de Lula é a aproximação com países africanos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta sexta-feira (23), no Palácio do Planalto, o presidente de Angola, João Lourenço.

A visita de Estado do líder angolano ocorre durante a Semana da África no Brasil e após o Itamaraty realizar um evento com países africanos para discutir ações de segurança alimentar.

A proximidade com países da África é uma das linhas seguidas pela política externa de Lula desde os dois mandatos anteriores como presidente (2003-2010).

Brasil e Angola são dois países de língua portuguesa, que foram colonizados por Portugal. O Brasil, que se tornou independente em 1822, foi um dos primeiros países a reconhecer a independência angolana, em 1975.

Os portos angolanos foram usados para trazer africanos escravizados ao Brasil durante o período colonial e após a independência. Esse fluxo forçado de pessoas influenciou a história, a economia e a cultura dos dois países.

Presidente Lula em viagem oficial a Angola, em 2023 — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola em relação a Portugal, em novembro de 1975. Um mês depois, o país criou uma embaixada em Luanda.

Desde 2010, segundo o Itamaraty, Angola passou a ser considerado país estratégico para as relações exteriores do Brasil, status que somente a África do Sul e o Egito também possuem.

Brasil e Angola são os países fundadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e integram a chamada Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul.

Atualmente, segundo o Itamaraty, a comunidade brasileira em Angola é a maior no continente africano, com cerca de 25 mil pessoas.

O ministério informou ainda que Angola é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no continente africano. Em 2024, por exemplo, as exportações de produtos brasileiros para Angola chegaram a US$ 492 milhões, e as importações, US$ 1,07 bilhão.

As principais exportações brasileiras para Angola são de carne bovina, carne suína e aves congeladas ou refrigeradas. Enquanto isso, as importações brasileiras priorizam óleos brutos de petróleo e óleos combustíveis de petróleo angolanos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp