Presidente Prudente lidera rede urbana com biometano da cana: conheça seus benefícios

presidente-prudente-lidera-rede-urbana-com-biometano-da-cana3A-conheca-seus-beneficios

Presidente Prudente é pioneira em rede urbana abastecida por biometano produzido a partir da cana; entenda o que é o combustível e seus benefícios

O combustível 100% renovável reduz em até 88% as emissões de CO₂ e impulsiona investimentos, geração de empregos e desenvolvimento sustentável no oeste paulista.

Prudente é pioneira com rede urbana abastecida por biometano produzido a partir da cana.

DE, no interior paulista, se tornou a primeira cidade do Brasil a receber uma rede urbana de biometano, combustível 100% renovável obtido a partir de resíduos da cana-de-açúcar. O sistema marca um passo importante na transição energética e na redução das emissões de gases de efeito estufa, tema debatido mundialmente, inclusive na COP30, realizada em Belém (PA) até 21 de novembro.

O gás é distribuído pela Necta, com produção da Usina Cocal, localizada em Narandiba (SP). As obras do gasoduto foram realizadas com apoio do Governo do Estado de São Paulo.

Segundo explicou ao DE a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), o Projeto Cidades Sustentáveis leva gás canalizado produzido a partir de biometano para Presidente Prudente e região. O sistema opera de forma independente e é totalmente abastecido com energia renovável.

“Por ser intercambiável (fungível) com o gás natural, o biometano, uma vez injetado na infraestrutura de distribuição, pode atender todos os municípios abastecidos pelas concessionárias de gás canalizado do estado”, conta a Arsesp.

Além de Prudente, o estado de São Paulo conta com cerca de 170 municípios atendidos por gás canalizado, totalizando 24 mil quilômetros de rede e cerca de 3 milhões de usuários. Há planos para ampliar o uso de energia limpa e incentivar novas plantas de produção e ampliar as possibilidades de interconexão de biometano aos gasodutos paulistas, conforme a Arsesp.

A planta da Usina Cocal produz até 25 mil metros cúbicos por dia de biometano, resultado de um investimento de R$ 150 milhões. A empresa explica que o biogás é produzido a partir da biodigestão da vinhaça e da torta de filtro — resíduos que surgem do processamento da cana-de-açúcar durante a produção de açúcar e etanol. Parte desse biogás é purificada para a produção do biometano, um gás limpo que atua como alternativa sustentável em veículos, residências e atividades industriais. A outra parte é transformada em energia elétrica.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp