Presidente revela conversa de diretor com jogador após desabafo no São Paulo

RJ - RIO DE JANEIRO - 27/11/2025 - BRASILEIRO A 2025, FLUMINENSE X SAO PAULO - Luiz Gustavo jogador do Sao Paulo lamenta durante partida contra o Fluminense no estadio Maracana pelo campeonato Brasileiro A 2025. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Presidente do São Paulo revela conversa de Rui Costa com Luiz Gustavo sobre desabafo

O executivo de futebol do São Paulo [https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/], Rui Costa, e o volante Luiz Gustavo conversaram nesta sexta-feira sobre o desabafo do jogador depois da derrota por 6 a 0 para o Fluminense, na última quinta, no Maracanã, pelo Brasileirão.

– Eu vejo com normalidade até a frustração do Luiz, que é a nossa frustração. É um grande profissional e acredito que a mensagem que mais tocou foi que ele não apontou A, B ou C. É uma questão coletiva. Nesta questão de erros coletivos está o presidente, o diretor de futebol, a comissão e os atletas. Agora é olhar para frente e esperar. Tudo o que acontece temos uma reflexão a fazer – afirmou Casares.

Em entrevista ainda à beira do gramado, Luiz Gustavo disse que “as pessoas têm que vir e assumir algumas situações”. O presidente Julio Casares revelou, então, que o volante e o executivo Rui Costa conversaram para aparar arestas entre elenco e direção.

– Hoje o Rui conversou com ele. É uma conversa interna. Quando fala que nada acontece por acaso, você olha e vê 15 lesionados, vê muitas dificuldades. Eu entendo que essa falta de condição competitiva também se deu por excesso de lesões. Não é normal.

– Mesmo o Luiz sofreu uma questão de saúde, o São Paulo [https://ge.globo.com/futebol/times/sao-paulo/], como instituição, ficou com ele durante todo o instante. Todos nós olhamos isso com naturalidade, confiando nos profissionais, e acredito que essa reflexão que ele fez envolve vários setores – disse Casares.

A sexta-feira foi de mudanças no São Paulo depois da derrota para o Fluminense e da declaração de Luiz Gustavo. O diretor de futebol, Carlos Belmonte, e os adjuntos Nelson Marques Ferreira e Fernando Bracalle Ambrogi entregaram seus cargos.

A partir de agora, a principal liderança do departamento de futebol do São Paulo é o executivo Rui Costa. O coordenador Muricy Ramalho e o superintendente Marcio Carlomagno ganharam força com as mudanças.

As declarações de Luiz Gustavo tiveram impacto nos bastidores do São Paulo. Logo depois, ainda no Maracanã, Rui Costa não deu total razão ao volante.

– Ele (Luiz) tem razão no sentido de mostrar a indignação, só essa razão eu dou a ele. Depois de um resultado vexatório, ele manifestou sua indignação. É difícil um atleta com a história dele aceitar isso, no vestiário ele falou disso, que ficarão marcados. Então no calor da emoção ele falou isso. Somos todos responsáveis, não é hora de apontar o dedo, todos são responsáveis. Agora é atuar com racionalidade para intervir. Não há nada que justifique o resultado de hoje, temos que pedir desculpa ao torcedor e trabalhar para melhorar – disse o dirigente.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp