Press "Enter" to skip to content

Preso suspeito da morte do advogado primo do prefeito de Alexânia

Última atualização 13/08/2023 | 10:40

A polícia prendeu o homem suspeito de estar envolvido na morte a tiros do advogado Charlesman da Costa Silvano, 37 anos, que também era primo do prefeito de Alexânia, no Entorno do Distrito Federal (DF). O crime ocorreu na zona rural do município, neste sábado, 12.

De acordo com informações da Polícia Civil (PC), a detenção do suspeito ocorreu na mesma tarde, dentro de uma residência localizada no município. A ação de captura contou com a colaboração da Polícia Militar (PM).

No interior da residência, as autoridades encontraram duas motocicletas, juntamente com uma substância de coloração esbranquiçada, que será submetida a análises detalhadas na delegacia.

A PM comunicou à TV Anhanguera que outras pessoas suspeitas de envolvimento no crime também foram detidas. O falecido, que exercia a função de assessor jurídico da Prefeitura de Alexânia, será velado no Ginásio Municipal da cidade.

Circunstâncias do Crime

De acordo com relatos da polícia, testemunhas informaram que o advogado havia estacionado a caminhonete que dirigia em uma área rural. Poucos minutos depois, um indivíduo pilotando uma motocicleta vermelha aproximou-se do veículo e efetuou diversos disparos.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar (PM) e Polícia Técnico-Científica estiveram no local e conduziram perícia antes de remover o corpo para Águas Lindas.

A prefeitura de Alexânia emitiu um decreto de luto oficial de três dias e comunicou que o velório ocorrerá no ginásio municipal, embora o horário exato ainda não tenha sido estabelecido.

Além disso, a prefeitura utilizou as redes sociais para anunciar o cancelamento da 2ª Corrida dos Pais, um evento programado para o domingo (13) em celebração ao Dia dos Pais, devido ao falecimento do advogado.

 

Repúdio

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) manifestou repúdio ao crime e informou as providências tomadas. O presidente da CDP, Alexandre Pimentel, e o presidente da subseção de Alexânia, Valdivino Clarindo Lima, acionaram todas as instâncias competentes, conforme a seccional diz em nota.

Ao mesmo tempo em que se solidariza com a família enlutada do colega, a Seccional Goiana, juntamente com a Comissão de Direito e Prerrogativas, e a Subseção de Alexânia informa à advocacia e à sociedade que comunicou a Secretaria de Segurança Pública, a Diretoria-Geral da Polícia Civil de Goiás e o Comando Geral da Polícia Militar de Goiás a respeito do crime e cobra o máximo de empenho e celeridade para os esclarecimentos necessários.

Segundo a OAB-GO, o advogado foi alvejado com sete tiros dentro do seu carro por um homem que estava em uma moto. O crime violento tem sinais de execução, conforme apurações preliminares da Polícia Civil.

É inaceitável que, um dia após o 11 de agosto – data em que se comemora a essencialidade da advocacia para o sistema social e de Justiça -, mais um colega tenha sido vítima de um crime bárbaro e carregado de extrema violência.

Atentar contra a vida de um advogado (a) representa atentar contra o Estado Democrático de Direito. Ceifar a vida de quem é responsável pelo direito de defesa significa um atentado contra a cidadania. Condutas bárbaras como essa devem ser exemplarmente coibidas e punidas para que o Estado de Direito e a cidadania prevaleçam.