Presos fazem rebelião em penitenciária de Luziânia

Após uma tentativa frustrada de fugas, um grupo de detentos faz uma rebelião, nesta segunda-feira (11), na Casa de Prisão Provisória de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. De acordo com o portal G1, um agente foi baleado na perna e outro é feito refém pelos presos.

A rebelião começou por volta de 0h desta segunda-feira, em Luziânia. Conforme informações preliminares de policiais militares e agentes penitenciários, o motim se iniciou quando presos de uma cela simularam que um dos detentos estava passando mal. Dois agentes entraram para socorrer e foram feitos reféns. Um deles ficou ferido após ser atingido por um disparo de arma de fogo na perna.  Ele foi socorrido, enquanto o outro segue como refém.

Os presos reivindicam agilidade na análise dos processos. Segundo eles, muitos já deveriam estar em liberdade, já que no local ficam os detentos que ainda não foram julgados. Além disto, reclamam da qualidade das refeições e da superlotação. O local comporta 140 presos, mas estaria com 340 detentos atualmente. Participam das negociações uma advogada da Comissão de Direito Penitenciário da OAB-GO, um promotor de Justiça e um policial do Grupo de Operações Regionais (Gore).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos