Press "Enter" to skip to content

Presos por atos golpistas têm idoso acima dos 80 anos e jovem de 18 anos 

Última atualização 05/02/2023 | 12:28

A lista de bolsonaristas presos após atos antidemocráticos em Brasília tem uma pessoa acima de 80 anos de idade e um  jovem de 18 anos. Os idosos são 3,5% dos entre os 1.138 pessoas detidas pelas forças de segurança na capital federal.  A faixa etária mais frequente é entre 40 e 59 anos, que corresponde a 67% do total, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do DF (Seape-DF).

 

Proporcionalmente, a quantidade de presos por faixa etária é 50 anos ou mais (393/34,5%), 40 anos ou mais (372/32,6%), acima dos 30 anos (209/18,3%), 18 anos ou mais (109 /9,6%) e 60 anos ou mais (40 /3,5%). Eles estão passando por audiência de custódia ao longo desta semana. Em seguida, os homens estão sendo encaminhados para o presídio da Papuda e as mulheres para o presídio feminino chamado de Colmeia. 

 

O grupo recebe kit higiene e é vacinado contra a covid. Pessoas com alguns tipos de doenças e mulheres com crianças estão respondendo em liberdade por questões humanitários. Em depoimento, alguns deles declararam que foram financiados para participar da invasão. A  Advocacia-Geral da União (AGU) aponta os goianos Yres Guimarães e Rafael da Silva teriam financiados o movimento.

 

Nenhum goiano foi preso durante o vandalismo, mas alguns foram identificados por terem participado dos atos golpistas. Um comissionado do gabinete do deputado estadual coronel Adailton, um policial militar, um policial civil e dois estagiários foram afastados e/ou exonerados após vídeos e fotos com registros.

 

Relembre

 

A demora do governo do Distrito Federal em agir durante a invasão de prédios sede dos três Poderes resultou na intervenção federal e na exoneração do então secretário de segurança local e ex-ministro da Justiça, Anderson Torres, no último domingo, 08. Na prática,  a segurança pública da capital federal passa temporariamente a ser responsabilidade da União até o dia 31 de janeiro.