Pressão do PL para urgência no PL da Anistia não convence líderes, diz Lindbergh

pressao-do-pl-para-urgencia-no-pl-da-anistia-nao-convence-lideres2C-diz-lindbergh

Lindbergh diz que líderes não assinaram urgência para PL da Anistia

Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, pressiona para que presidência da Câmara paute PL da Anistia

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), afirmou nesta terça (1º/4) que o Partido Liberal (PL) não tem assinaturas de líderes o suficiente para o requerimento de urgência do PL da Anistia, que visa perdoar condenados por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro pressiona a presidência da Câmara para que o texto seja pautado, com ameaça de obstrução dos trabalhos das comissões e plenário da Casa. O requerimento de urgência permite que o projeto seja apreciado direto no plenário, sem passar por comissões.

Lindbergh disse que pautar a anistia poderia criar uma “crise institucional” com o Supremo Tribunal Federal (STF), no momento em que a Suprema Corte julga a tentativa de golpe de Estado.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), se reuniu com o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e também com o líder petista. De acordo com Lindbergh, Motta pareceu firme em não ceder pela inclusão do PL da Anistia na pauta.

Os parlamentares continuam em intensas negociações sobre o tema, que tem gerado bastante controvérsia e polarização no cenário político. Enquanto alguns defendem a atuação do PL em relação ao perdão aos condenados, outros veem com preocupação a possibilidade de uma anistia que poderia ferir princípios democráticos fundamentais.

A pressão dos partidos envolvidos reflete a tensão e a disputa de narrativas presentes na política nacional. A repercussão das discussões sobre a anistia continua a despertar o interesse da população, que aguarda os desdobramentos das decisões que serão tomadas no Congresso.

Fique por dentro de todas as atualizações sobre esse e outros assuntos de relevância acessando nosso canal de notícias no Telegram. Mantenha-se informado sobre as últimas notícias e não perca nenhum detalhe das movimentações políticas e legislativas que estão em curso. Acompanhe de perto as decisões que impactam o cotidiano do país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp